Comunicações Orais

 

 Sessões de Comunicações Orais  – 6º CIEAMP

 

Dia

Tema

Sessão 1

Sessão 2

27/11 – 16h15 – 18h

Participação e Representação de Pessoas com Deficiência

·         Esto es agua – Florencia Gonzales de Langarica – Argentina

·         Centro creativo de arte contemporáneo para artistas? con discapacidad? – Paula Cabaleria Aguilera – Chile

·         La educación en museos y el desarrollo de la sociedad a través del empoderamiento de artistas autodidactas – MAMBO PFA 2018-2019  – Lyda Vásquez Arciniegas – Colômbia

·         Arqueología en cruce. Acerca de cómo construir escenarios de interacción social desde la ciencia – Maria Alejandra Pupio – Argentina

·         Personas con discapacidad en Museos: de público a Formadores de profesionales en Universum, México – María Dolores Arenas Venegas – México

 

·         La Oficina de Atención a la Diversidad de la Universidad de Málaga (UMA Convive): A por el III Título Propio “Técnico auxiliar en entornos culturales” – Mª. Jesús Martínez Silvente e Gemma Rodríguez Infante – Espanha

·         Trajetória das Pioneiras Geocientistas no Museu de Ciências da Terra – Nathalia Winkelmann Roitberg  e  Mônica Santos Dahmouche – Brasil

·         TE PARA EL ARTE: El arte contemporáneo como herramienta de Fortalecimiento en la salud mental en los adultos mayores – Katherine Pérez, Marcela Barbosa, Paula Caballería – Chile

·         “Materialidad, diálogo y conflicto: preguntas sobre accesibilidad en un museo de

antropología” – Verónica Staffora – Argentina

·         Projeto “Memorial Para Todos” – Daniel Augusto Bertho Gonzales – Brasil

28/11 – 14h30 – 16h

Acessibilidade em Patrimônio Histórico

·         Patrimônio em exposições acessibilizadas – Dóris Couto – Brasil

·         Análise de Acessibilidade em Edifícios Históricos pelo Olhar da Pessoa Com Deficiência – Elisa Prado De Assis – Brasil

·        A atuação do Museu da Geodiversidade (Igeo/Ufrj) na divulgação das Geociências de Forma Acessível – Aline Rocha de Souza Ferreira Castro, Damiane Daniel Silva de Oliveira dos Santos, et all – Brasil

·         A experiência estética da pessoa com deficiência visual em relação às obras de arte bidimensionais – Marina Baffini de Castro – Brasil

·         Retalhos do Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria: Fotografias e Acessibilidade – Cristina Strohschoen dos Santos – Brasil

 

·         El Reto de convertir un Depósito de Locomotoras de Vapor en un Museo del Siglo XXI – César Arriagada Campos e Ana Grande Jiménez – Chile

  • “Munal + Accesible e Inclusivo es cosa de todos” – Ariadna Gomez Pazarán e Patricia Torres Aguilar Ugarte –  Mexico

·         Museo de La Ligua. Creando entornos inclusivos e interculturales para su exposición permanente – Darío Aguilera Manzano et all – Chile

·         Memorias en Conflicto. El Programa de Adultos Mayores del Museo Evita de Buenos Aires – Aldana Fernández Walker – Argentina

·         A Multi-sensory Discovery of the Netherlands Institute for Sound and Vision Collection – Camila Marques Pinheiro Greco Michelini e Bas Agterberg – Holanda

 

29/11 – 16h15 – 18h

Acessibilidade, Educação e Direitos Humanos

·         “Percepción docente y Diseño Universal” Eficacia de los recursos educativos en museos de ciencias sociales para estudiantes en situación de discapacidad en Chile – César Arriagada Campos y Danny Arriagada Campos – Chile

·         Transformando el museo. Antecedentes sobre educación inclusiva y discapacidad en Museos chilenos” – Natalia Mirales Jara – Chile

·         Diseño para la educación: Accesibilidad cognitiva en el Museo – Luz Maria  Quiroga e Liliana Patrícia Vega – Argentina

·         Acessibilidade no Museu de Arte Contemporanea do Cearà: Estratégias através da acessibilidade atitudinal – José Vinícius de Melo Scheffer – Brasil

·         Pensar la accesibilidad desde la región: elementos para fortalecer la política de museos en Colombia – Cristian Alejandro Suárez Caro, Janneth Vargas Ordóñez – Colombia

·         Repensando a acessibilidade na educação em museus– Gabriela Aidar, Margarete de Oliveira, et all – Brasil

·         Educação para o patrimônio integrada aoensino de química e a alfabetização científica – Thiago Sevilhano Puglieri, Alzira Yamazaki, Diego Lemos Ribeiro, et all – Brasil

·         Depois daquele tombo…Promoção da acessibilidade atitudinal no Museu da Vida – Hilda Gomes e Bianca Reis –  Brasil

·         Curso técnico de Museologia da Etec Parque da Juventude: Construindo reflexões e práticas acessíveis a partir de trocas e experiências inclusivas no campo museal – Carla Grião da Silva – Brasil

·         Entreartes: uma exposição multissensorial – Helena Santiago Vigata – Brasil

 

 

Voltar