Criação do Acervo Digital Marcello Tupynambá em parceria com o IEB/USP

Arquivo IEB/USP

Arquivo IEB/USP

Em 2014, comemoram-se os 125 anos de nascimento do compositor paulista Marcello
Tupynambá
(pseudônimo de Fernando Álvares Lobo), que nasceu em 1889, e faleceu
em 1953. Sua obra compreende mais de trezentas canções para canto e piano ou piano solo, incluindo outros gêneros como operetas, bailados, corais e quartetos de corda. A música de Tupynambá exerceu enorme influência no gosto popular entre as décadas de 1910 e 1930.
Para homenagear a data, o pesquisador e pianista brasiliense Alexandre Dias, criou um site que disponibiliza gratuitamente 238 partituras de Marcello Tupynambá, em colaboração com o setor de Arquivo IEB/USP, a família do compositor, e a editora Irmãos Vitale.

Alexandre Dias iniciou seus estudos de piano erudito aos 10 anos. Desenvolve intensa pesquisa a respeito da música brasileira do final do século XIX e início do século XX, com especial ênfase em Ernesto Nazareth. Em 2013, concebeu e produziu o site Acervo Digital Marcello Tupynambá juntamente com o bisneto do compositor, Marcelo Tupinambá Leandro, com o objetivo de resgatar a memória em torno da vida de Tupynambá. Participou de diversos programas na Rádio MEC e Rádio Câmara enfocando sua obra, além de divulgá-la por meio de gravações e recitais.

Marcelo Tupynambá Leandro é bisneto do compositor Marcello Tupynambá, e coordenou a doação do acervo Marcello Tupynambá para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – USP em Janeiro de 2011. É também bacharel em história pela PUC-SP e mestre em musicologia pela ECA/USP, desenvolve pesquisa sobre música clássica e popular brasileira.

Link para o website