Ernani Silva Bruno

(Curitiba, PR, 1912 – São Paulo, SP, 1986)

| BIOGRAFIA |
Jornalista e historiador, mudou-se para São Paulo em 1925. Em 1937, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, concomitantemente, atuou como jornalista no Ação, periódico combativo ligado ao Movimento Integralista, fechado por ocasião do Estado Novo. Também colaborou, escrevendo sobre literatura e história, em vários periódicos de 1938 a 1962. Os artigos escritos entre 1960 e 1962 para o Diário de S. Paulo foram posteriormente reelaborados para o livro Viagem ao país dos paulistas , obra que lhe rendeu o prêmio Otávio Tarquínio de Souza. Toda sua produção literária e jornalística está embasada em vasto material documental como fotos, textos, fichas bibliográficas e livros, acumulado desde a adolescência e ampliado em função de suas atividades profissionais. Autor de vasta produção onde se destaca História e tradições da cidade de São Paulo. Tornou-se membro da Academia Paulista de Letras, em 1983.

PERCURSO
Recebido, a título de depósito, em agosto de 1988 e doado pela viúva Maria Barletta Silva Bruno em setembro de 1990.

CONTEÚDO DO ACERVO
Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB ESB
Originais manuscritos de várias obras do titular, bem como de resenhas, artigos para jornais e revistas, palestras, conferências e seminários, de cursos ministrados, de trabalhos para concursos e textos avulsos. Entre o material de pesquisa, destacam-se dados bibliográficos dos escritores do princípio do século, biografias dos pioneiros da industrialização paulista, notas esparsas sobre a cidade de São Paulo, inventários e testamentos dos séculos XVII e XVIII referentes a São Paulo, múltiplos fichários e anotações. Sua atividade jornalística está documentada no grande número de recortes de jornais com artigos de sua autoria sobre temas dos mais diversos. Dossiê sobre o Museu da Casa Brasileira e documentos relativos à sua atuação como Diretor da Fundação do Livro Escolar e um número pequeno de documentos de suas atividades no Museu da Imagem e do Som. O arquivo engloba, também, vasto e rico material iconográfico e audiovisual, onde se destacam postais, tanto do Brasil como de outros países, fotografias em preto e branco e em cores de diversas partes do país, negativos fotográficos em vidro e celulóide, contatos, diapositivos e recortes de ilustrações, assim como apontamentos para um índice de fotografias.
QUANTIDADE
30 000 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado

Biblioteca
SIGLA: ESB
Formada em sua maioria por obras sobre o Brasil, principalmente nas áreas de história e geografia, destacando-se os títulos sobre o estado de São Paulo. Possui também literatura, biografia, artes, folclore, sociologia e um número considerável de revistas brasileiras.
QUANTIDADE
Aproximadamente 4 000 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado