Home
Home
Home

Workshop "Preservação de papéis e bens culturais: o uso da radiação ionizante"

22.05.2012 a 24.05.2012 | Seminários

Imagem divulgação

Imagem divulgação

Além da ação do tempo, as condições ambientais e a proliferação de micro-organismos, principalmente em países de clima tropical, são os principais agentes de deterioração de documentos, papéis, livros, coleções e outros bens culturais.

O workshop tem o propósito de apresentar o processamento por radiação ionizante como uma tecnologia alternativa para a desinfecção (redução da carga microbiana) e desinfestação (eliminação de insetos) de documentos em papel, livros, pinturas, esculturas e objetos variados visando à preservação.

Serão apresentados os princípios físicos e químicos que governam o processo, o estado da arte no Brasil e em outros países, assim como serão discutidas as vantagens e restrições da aplicação desta tecnologia.

Temas

Princípios da tecnologia | Tecnhology Principles

Saúde do profissional de acervo | Health care of archives professionals

Como utilizar a tecnologia | How to use this technology

Discussões de casos | Case studies

Palestras com Laurent Cortella (Nucléart, França) e John Havermans (TNO, Holanda) | Lectures with specialists


INSCRIÇÕES ENCERRADAS devido ao grande número de interessados.

Saiba como proceder para confirmar sua inscrição


Mais informações

Quando | 22 a 24 de maio de 2012

Onde | Auditório do IPEN - Cidade Universitária,
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo/SP

Carga horária | 20h

Haverá tradução simultânea durante o evento

Evento gratuito

Dúvidas | workshoppapeis@gmail.com

 indique para amigo         versão para impressão         permalink

Compartilhe:   facebook   twitter   orkut   delicious   digg   technorati   google   stumbleUpon

Imagens

Cartaz de divulgação - Workshop