Eventos LABIEB

LABIEBEm seu primeiro Colóquio, realizado no dia 28 de novembro de 2016, o Laboratório Interdisciplinar do Instituto de Estudos Brasileiros reuniu pesquisadores das mais diversas áreas e regiões, em torno do desafio de se Repensar o Nordeste brasileiro hoje.

No ensejo da incorporação do acervo de Manoel Correia de Andrade ao arquivo do IEB, o evento foi pensado para estimular o debate acerca da região, em suas dimensões geográfica, econômica, social e cultural, além de promover as possibilidades de reflexão que o acervo do instituto pode oferecer aos que se debruçam sobre o Nordeste.

Com a participação de intelectuais que há muito refletem sobre o tema, como o sociólogo Francisco de Oliveira, o evento contou ainda com a projeção de dois vídeos especiais, com comentários do dançarino Antonio Nóbrega e do escritor José Luis Passos sobre a cultura popular e a cultura nordestina. Ambos foram produzidos em parceria com o Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP.

Repensando o Nordeste2

Vídeos:

Antônio Nóbrega:

Repensando o Nordeste (com José Luis Passos):