Flávia Camargo Toni (IEB/USP) é eleita para Academia Brasileira de Música

Profa. Dra. Flávia C. Toni – IEB/USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Para a cadeira n. 40 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Mário de Andrade, antes ocupada por Renato Almeida e por Vasco Mariz, foi eleita com 21 votos Flávia Camargo Toni, Mestre e Doutora em Artes, Livre-Docente, pesquisadora e professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP.  Como musicóloga, especializou-se em questões envolvendo a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e Música, vida e obra de Camargo Guarnieri. Atuou em conjuntos musicais como instrumentista de viola da gamba e de violoncelo e em 1973, participou da I Bienal Internacional de Música realizada em São Paulo. Fez cursos de especialização nos Estados Unidos e na França e atuou em congressos no Brasil e no exterior. É responsável pela edição crítica de obras de Mário de Andrade bem como de sua correspondência com Luciano Gallet e com Camargo Guarnieri; organizou o levantamento das fontes sobre as estadias de Villa-Lobos em São Paulo em estudo que trata da relação desse compositor com o autor de Macunaíma no período entre 1922 e 1945. Autora de vários livros e de capítulos em obras coletivas sobre música, publicou dezenas de artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros. Destaque especial merece sua atuação como orientadora e supervisora de dissertações de mestrado e de teses de doutorado.

Para a mesma cadeira, a regente Ligia Amadio recebeu 12 votos. Foram recebidos outros dois votos, um dos quais em branco e o outro anulado.

A apuração dos 35 votos ocorreu em 27 de outubro de 2017, na sala da diretoria da Academia Brasileira de Música, com a supervisão de André Cardoso, presidente da Academia, e a participação do acadêmico Flavio Silva e da diretora-executiva Valéria Ribeiro Peixoto. A data da posse da nova acadêmica será em breve anunciada. (INFORME ABM)