Curso: Vanguardas Artísticas E Nacionalismo Cosmopolita

Difusão Cultural - IEB

Difusão Cultural – IEB

O Instituto de Estudos Brasileiros, o Departamento de Teoria literária e Literatura comparada e o Programa de Pós-graduação em Literatura Portuguesa promovem o minicurso Vanguardas Artísticas E Nacionalismo Cosmopolita, nos dias 01, 02 e 03 de junho, no Auditório da Geografia – FFLCH.

O encontro será ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Cabral Martins, docente de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa.

Ementa do curso:

1.

A definição de Vanguarda versus Modernismo: uma arte de montagem e mistura versus uma arte de pureza e autonomia. A performatividade da Vanguarda  versus formalismo modernista.

Continuidade e inter-relação entre Vanguarda e Modernismo: a montagem como criação de mundos necessita da consciência material das formas.

Definições fundadoras e argumentações teóricas de referência.

Os casos de Orpheu e de Klaxon.

2.

A importância da experiência parisiense de Mário de Sá-Carneiro. As aventuras europeias de Almada Negreiros (Paris e Madrid). A experiência brasileira em António Ferro e o Modernismo como diluição popular da Vanguarda.

O Modernismo brasileiro e a sua componente nacionalista: Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

O nacionalismo cosmopolita como síntese poético-crítica em Fernando Pessoa.

Fernando Cabral Martins é professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. Autor de inúmeros artigos e livros sobre a literatura e a arte portuguesas: Cesário Verde ou a Transformação do Mundo (1988), O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro (1994), O Trabalho das Imagens (2000), Julio. O Realismo Mágico (2005). Desde 1996, organizou pela editora Assirio e Alvim várias edições de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e outros. Coordenou o Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português (2008) e também publicou livros de ficção.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Quando: 01, 02 e 03 de junho de 2015, das 14h às 18h.

Onde: ATENÇÃO, O LOCAL DO CURSO FOI ALTERADO PARA: Auditório da Geografia (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 338, Térreo, Cidade Universitária.

Organização: Profa. Dra. Sandra Nitrini, Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e Prof. Dr. Fernando Paixão, docente da área de Literatura (IEB-USP).