Pesquisador Associado

PORTARIA IEB 021/21.12.2020

Cria a figura do Pesquisador Associado junto ao IEB-USP.

A Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros, no uso de suas atribuições, determina:

Artigo 1º. A criação da figura do Pesquisador Associado visa a estabelecer um vínculo de longa duração dos docentes da Universidade de São Paulo com o Instituto de Estudos Brasileiros, de maneira a estimular a realização de pesquisas na Grande Área de Ciências Humanas de forma a cumprir sua missão de produção de conhecimento e extroversão de seus acervos.

Artigo 2º. Os pesquisadores associados devem ser docentes ou professores seniores da Universidade de São Paulo.

Artigo 3º. Os interessados devem ter experiência de pesquisa na área de estudos brasileiros.

Artigo 4º. Os interessados devem enviar ao Instituto de Estudos Brasileiros, para o e-mail pesquisaieb@usp.br, currículo lattes atualizado e um projeto de pesquisa, com plano de trabalho, cronograma e bibliografia.

Artigo 5º. O plano de trabalho deve prever a permanência do docente como pesquisador associado por um ou dois anos, renovável por igual período.

Artigo 6º. Recebida a documentação será designado um docente do IEB para formular parecer sobre a proposta. Os documentos e o parecer serão encaminhados à Câmara Científica para avaliação e, em seguida, para o Conselho Deliberativo do IEB/USP

Artigo 7º. Ao término do plano de trabalho, o Pesquisador Associado deverá apresentar um Relatório Final ou, caso queira renovar o seu período como Pesquisador Associado, um relatório final juntamente com um novo Plano de Trabalho.

Artigo 8º. Esta Portaria entrará em vigor a partir desta data por um ano, quando deverá ser
reeditada.

 

Profa. Dra. Diana Vidal
Diretora do IEB/USP