Pós-Doutorado

Sobre a pesquisa em nível de pós-doutorado no IEB (Pós-Doc/Pesquisador Colaborador)

crédito imagem: http://www.imagens.usp.br/?s=teia&x=0&y=0

                          O IEB possui 19 pesquisadores doutores que atualmente desenvolvem trabalhos junto aos acervos da Instituição, discutem temas relevantes do Brasil e do mundo contemporâneo ou realizam pesquisas bibliográficas explorando vários tipos de fontes primárias e secundárias referentes a distintos momentos da história do Brasil. Com a criação do Laboratório Interdisciplinar do IEB em 2016, muitos destes pesquisadores têm assumido papel de destaque ao participar ativamente dos seus núcleos de atividade e do seu seminário anual.

                        Através das portarias CoPq nº 7406 de 03/10/17 e CoPq nº 7413 de 06/10/ 17, o Conselho de Pesquisa da USP definiu dois tipos de pesquisadores na USP que já possuem doutorado: o Pesquisador Pós-Doc e o Pesquisador Colaborador.

Para ingressar como pesquisador em uma destas modalidades, o pretendente precisa formular um plano de trabalho e um projeto de pesquisa que encontre  aceitação junto a um professor do IEB, que atuará neste caso como supervisor(a) da pesquisa.

Conforme portaria da Diretoria do IEB proposta pela CaC (Câmara Científica) e aprovada pelo Conselho do IEB, definimos que a única diferença entre as  duas categorias citadas refere-se ao tempo de conclusão do doutorado quando do ingresso como pesquisador do IEB. O Pesquisador Pós-Doc deve ter concluído o doutorado há no máximo sete anos e o pesquisador Colaborador deverá ter mais de sete anos desde a defesa da sua tese. Nesta última categoria, enquadram-se pesquisadores experientes, muitos deles vinculados a universidades federais e centros de excelência do país, que realizam pesquisas junto aos acervos do IEB e/ou com um nítido enfoque interdisciplinar.

Por meio do LABIEB também estimulamos os dois tipos de pesquisadores a participarem das atividades de cultura e extensão, organizar eventos e atividades e/ou cursos de difusão, como forma de extroversão do conhecimento gerado para o público acadêmico e para a sociedade em geral.

Para participar deste Programa envie seu Projeto, Plano de Trabalho e o Formulário Propositivo ao Professor Supervisor com pelo menos 2 meses de antecedência.

Formulário Propositivo

Resolução CoPq 7406 de 03-10-2017