Cartas a uma escritora: organização arquivística e estudo da ‘Série correspondência de Odette de Barros Mott’, no IEB/USP

| Orientação em andamento

O projeto tem o intuito de organizar e estudar a Série correspondência de Odette de Barros Mott (1913-1998), pertencente ao acervo pessoal da escritora paulista, conservado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo. A pesquisa tenciona focalizar, particularmente, as cartas dos leitores de Odette Mott, investigando a importância dessa correspondência para a produção literária da autora e buscando um conhecimento mais aprofundando das perspectivas de leitura de seus interlocutores. O estudo aprofundado desse conjunto de textos epistolares, em contraponto à correspondência dirigida a outros escritores, permitirá, ainda, ampliar a percepção do lugar das cartas no campo literário, especificamente, das mensagens de leitores para autores da literatura infanto-juvenil brasileira.