Curso de Difusão Introdução à Historiografia do Banditismo: Abordagens Possíveis

 

 

Coordenação: Profa. Dra. Monica Duarte Dantas

Ministrante: Prof. Francisco Linhares Fonteles Neto

Período do curso: De 16 de fevereiro a 23 de março 2022

Carga Horária: 20 horas

Forma do Curso à Distância

Dos Objetivos

O curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão do banditismo para além da ideia formulada por Hobsbawm  e das pesquisas que tradicionalmente restringiram o fenômeno no Brasil ao Cangaço, sempre ligado a uma região específica (Nordeste), à seca e a uma temporalidade clássica, que vai do começo do século XX até os anos de 1940.

Do Público Alvo

Aluno de graduação e pós-graduação.

Vagas: 30 vagas – 27 vagas pagantes e 03 com isenção de taxa, divididas assim: 02 Discente USP e 01 Comunidade.

Curso pago: taxa de inscrição R$50,00 (cinquenta reais)

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por meio digital (sistema Apolo), a partir das 8h00 do dia 01 de dezembro até às 17h00 do dia 14 de dezembro de 2021.

-fazer inscrição on-line, pelo sistema Apolo https://uspdigital.usp.br/apolo/ > Menu esquerdo “Inscrições on-line” > Fazer inscrição > Escolher “Instituto de Estudos Brasileiros”;

Isenção de taxa – Período de solicitação de 01 a 7 de dezembro de 2021.

O processo de seleção do bolsista será feito por meio de análise socioeconômica. Os interessados em solicitar isenção deverão enviar, ao e-mail cursoieb@usp.br, requerimento/ficha de isenção, disponível no site do IEB – https://www.ieb.usp.br/extensao/, com justificativa do pedido e os documentos necessários para análise (comprovantes dos recursos financeiros e/ou comprovantes de inscrição no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, e outros documentos que acharem pertinentes)

Formulário de solicitação de isenção de taxa

Edital