Documentário de estudantes da ECA capta os sons da metrópole

São cenas e sons que revelam a São Paulo de todos os dias. O entra-e-sai de gente nas estações do Metrô, o caminhar apressado dos paulistanos, o sino da Catedral da Sé entoando uma história que não para, o forró na mesma praça, com sanfona e triângulo, a sirene da ambulância cortando o trânsito. E o silêncio poético de uma flor desabrochando desapercebida em um jardim qualquer. Ou a serenidade do canto gregoriano dos monges no Mosteiro São Bento.  É esse cotidiano que Catarina Cavallari e Luís Felipe Paschoal Nogueira, estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, registram no filme Silêncios. Um curta-metragem de 10 minutos e 44 segundos que foi selecionado para se apresentar, no dia 14 de maio, no 16º Encontro de Cinema de Viana do Castelo. em Portugal. Irá concorrer ao prêmio PrimeirOlhar, uma mostra especial de documentários poéticos.

Catarina Cavallari e Luís Felipe Nogueira cursam  o último ano no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA. “A ideia de produzir o filme veio a partir de um trabalho curricular para a disciplina  Documentário do curso de Audiovisual, e contou com a orientação do professor Henri Gervaiseau, docente responsável pela matéria”, conta Luís Nogueira. “Foi proposta para os alunos a produção de documentários com a temática Lugares da Cidade. Surgiu, então, a ideia de elaborar um roteiro diferente e explorar o silêncio e os sons da cidade.”