Encontro sobre o projeto Galáxias – Olhares Sobre o Brasil

Galáxias - Olhares sobre o Brasil  (crédito: cpfsesc)

Galáxias – Olhares sobre o Brasil (crédito: cpfsesc)

Galáxias – Olhares sobre o Brasil é uma série de doze episódios, em que 15 convidados debatem temas da atualidade. É uma realização do SescTV em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB), que disponibilizou seu acervo para pesquisas e imagens de obras de arte.

Leia mais sobre o projeto aqui.

O programa, dirigido por Isa Grinspum Ferraz (série O Povo Brasileiro e documentário Marighella), gerou também um ciclo de debates, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB).

O ciclo consiste em 13 encontros com duas horas de duração, realizados às quartas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 10h30, com entrada gratuita, de 4/11 a 19/12. Cada encontro terá a exibição de um episódio da série. Em seguida, haverá um bate papo com o público sobre o tema, tendo como mediador um professor do IEB. Dentre os temas abordados estão cidades, mídia, meio ambiente e educação.

04 /11. Quarta, 19h30 às 21h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: A concepção da série Galáxias

Palestrante: Isa Grinspum Ferraz, formada em Ciências Sociais na USP, realizou a série “O Povo Brasileiro”, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e as séries “Intérpretes do Brasil” e “O valor do amanhã” e também o documental “Marighella”. Coordenou a criação de conteúdos do Museu da Língua Portuguesa.

07/11. Sábado, 10h30 às 12h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Meio Ambiente

Palestrante: Jaime Tadeu Oliva, doutor em Geografia pela USP. É professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros.

11/11. Quarta, 19h30 às 21h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Brasil no Mundo

Palestrante: Alexandre de Freitas Barbosa, doutor em Economia Aplicada pela Unicamp. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP. É Professor de História Econômica e Economia do IEB da USP.

14/11. Sábado, 10h30 às 12h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Educação

Palestrante: Fernando Paixão doutor em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. No âmbito acadêmico, suas áreas de interesse principal são: modernismo literário em Brasil e Portugal; literatura brasileira, com ênfase no século XX.

18/11 – Quarta, 19h30 às 21h30

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Economia

Palestrante: Alexandre de Freitas Barbosadoutor em Economia Aplicada pela Unicamp Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP. É Professor de História Econômica e Economia do IEB da USP.

25/11 – Quarta, 19h30 às 21h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Identidade Nacional

Palestrante: Paulo Teixeira Iumatti, doutor em História Social pela USP e pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professor livre-docente da área de História do IEB-USP.

28/11 – Sábado,10h30 às 12h30.

Galáxias Olhares sobre o Brasil: Produção estética

Palestrante: Ana Paula Cavalcanti Simionidoutora  em Sociologia pela USP. Realizou doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales- Paris (2002) e pós-doutorado pela Université de Genève (2006). Docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) desde 2009.

Mais informações no  site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, as inscrições podem ser realizadas pelo site até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Quando | 04 a 28 de novembro de 2015.

Dias e horários | quartas, das 19h30 às 21h30 e sábados, das 10h30 às 12h30.

Local | Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Rua Doutor Plínio Barreto, 285. 4º andar São Paulo