Ensaio sobre Música Brasileira – Mário de Andrade

Organização, estabelecimento de texto e notas de Flávia Camargo Toni.

Publicado no mesmo ano que Macunaíma, em 1928, o Ensaio sobre Música Brasileira enfoca as primeiras pesquisas de Mário de Andrade em torno da música e da dança do Brasil.

O volume reúne as diferentes práticas, organizadas de acordo com categorias como toadas, cantigas, cantos de trabalho, martelos, lundus etc., resultado de coletas que o próprio Mário efetuou ou feitas por amigos e colaboradores para os quais escreveu solicitando o envio de suas colaborações. Esta edição do Ensaio equivale a uma segunda edição revista e ampliada se comparada à de 1928, publicada então pela Irmãos Chiarato, editora especializada em obras musicais.

A edição atual traz também um dossiê com críticas contemporâneas à sua publicação, oito artigos que demarcam o início da difusão da fortuna crítica da obra, a bibliografia consultada pelo escritor, subdividida em livros e partituras, uma listagem das melodias reproduzidas, o que facilita a localização das peças analisadas no corpo do livro e, por fim, o ensaio “Cantos-de-Trabalho no Brasil”, considerado o primeiro ensaio sobre música brasileira escrito por Mário de Andrade.

Flávia Camargo Toni é musicóloga, professora titular e Vice-Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Antes de seu ingresso na Universidade, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, coordenou a pesquisa, processou e descreveu o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas, juntamente com outros colaboradores.

No dia do lançamento, 19 de novembro, às 15h, pelo Facebook do IEB /USP, haverá uma roda de conversa

ISBN 978-85-314-1681-7

12,8 × 18,5 cm