Exposição “O Meu Lugar” no Seminário “ Milton Santos 100 anos: um geógrafo do Século XXI”

A exposição “O meu lugar”, idealizada pelas artistas Mira Lima, Uyara Maryna e Yná Kabe Rodríguez (integrantes do coletivo Mira Visuais), resulta de suas pesquisas desenvolvidas durante a Residência Artística Milton Santos, realizada em parceria entre o Instituto Çarê e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Com um desenho expográfico que funciona como um percurso, as obras ocupam corredores, áreas externas, sala de pesquisa do arquivo e entorno do prédio do IEB, transformando o cotidiano do seminário em espaço expositivo. A visita torna-se uma experiência de automediação artística, convidando o público a interagir de forma curiosa e íntima com o lugar, enquanto os trabalhos propõem dilatar o espaço por meio de elementos disruptivos na paisagem, reconfigurando as relações com o ambiente.

O título da exposição é emprestado do samba “Meu Lugar”, de Arlindo Cruz, hino popularmente associado ao bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. Ao acrescentar o artigo definido (“o meu lugar”), as artistas deslocam o sentido genérico e possessivo para uma noção mais específica e individualizada, ligada a questões de identidade, pertencimento e cidadania. Assim, a mostra convida cada visitante a refletir sobre sua própria noção subjetiva de lugar, ao mesmo tempo em que investiga a localização das obras espalhadas pelo espaço, propondo uma experiência imersiva e pessoal.


Programação

4 de Maio – 19h

EXPOSIÇÃO: “O Meu Lugar”

  • 19h30 – Visita guiada pelas artistas.

7 de Maio – 19h

MOSTRA DE VÍDEO: Reflexões sobre o meu lugar

A mostra reúne videoarte, curta-metragens, vídeos experimentais entre outras experimentações audiovisuais que exploram as relações entre lugar, território e o corpo.

Organização por Yná Kabe Rodríguez (coletivo Mira Visuais)

8 de Maio – 10h

RODA DE CONVERSA: O espaço da criação: experiências artísticas e pedagógicas com Milton Santos

  • Mira Lima (Coletivo “Mira Visuais”)
  • Yná Kabe Rodríguez (Coletivo “Mira Visuais”)
  • Uyara Maryna (Coletivo “Mira Visuais”)
  • Professor Delcio Fernandes
  • Professora Vivian Barros Reis
  • Professora Pesquisadora Aline Araujo de Carvalho Nicassio
  • Arte-educadore Andy Marques
  • Moderação: Tiganá Santana (IEB/USP), Letícia Cescon da Rosa (Instituto Çarê) e Elisabete Marin Ribas (IEB/USP)

Sobre as Artistas (Minibios)

Mira Lima

Bióloga, artista e educadora interessada em procedimentos de ficção, fabulação e imaginação radical. Sua prática abrange desenho, têxtil, performance, escrita e audiovisual. Idealizou Mira Visuais, situada na favela de Heliópolis, espaço de confluência para artistas trans e travestis periféricas na criação de imagens além da violência.

Uyara Maryna

Produtora cultural, DJ e produtora de moda (SP, 1998). Em seus trabalhos busca a intersecção sonora e visual, tensionando o termo gênero entre o social e o musical. Atua, desde 2024, na produção de projetos culturais de coletivos como MiraVisuais e Malokunty, pensando na redistribuição de renda para pessoas trans em fortalecimento e construção de comunidade. Como DJ, integra a Internacional Kiki House of Avalanx.

Yná Kabe Rodríguez

Artista, curadora e pesquisadora (DF, 1992). Mestra pela UnB na linha de pesquisa Métodos e Processos em Arte Contemporânea. Atua entre a produção cultural e ativismo LGBTQIA+. Seu trabalho integra pesquisa, performance e pedagogia crítica, com foco em práticas indisciplinares e epistemologias transvestigeneres.

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...