Prof. Dr. Walter Garcia
OBJETIVOS:
Por meio da audição de álbuns da canção popular-comercial brasileira lançados entre 1959 e 2014, pretende-se apresentar e discutir um método crítico. Esse método se filia a certa tradição de estudos da literatura brasileira, a qual inclui Antonio Candido, Roberto Schwarz e José Antonio Pasta Júnior. Em perspectiva interdisciplinar, a noção de “forma” se refere tanto à análise dos elementos que estruturam cada obra quanto à interpretação dos sentidos de tal estrutura à luz do processo histórico. Assim, os materiais musicais, literários e performáticos que constituem os álbuns, bem como os modos como esses materiais se articulam, serão interpretados à luz de fatos, questões e impasses da sociedade brasileira.
CONTEÚDO (EMENTA):
1. Movimentos, tendências e correntes da canção popular-comercial brasileira entre 1959 e 2014.
2. Os sambas produzidos no Rio de Janeiro, o mercado de canções e a construção da identidade brasileira.
3. As tradições orais do Nordeste e a canção popular-comercial.
4. A modernização à brasileira e a “contradição sem conflitos” da bossa nova.
5. A canção engajada nos anos 1960.
6. Lirismo e crítica social.
7. Modernismo, pós-modernismo e vanguardas estéticas.
8. MPB e sonoridades negras.
9. Dicções e identidades femininas.
10. A música brasileira e as periferias urbanas: aspectos cancionais e questões identitárias.


