Mito e história no Café, de Mário de Andrade

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Movida pelo desejo de intervir na prática social, a obra de Mário de Andrade é atravessada, desde seu início, por uma tendência ao drama e à música, artes que o escritor considerava as mais coletivistas. Quando, a partir do final dos anos 1920, Mário confere a seu trabalho uma direção política, a ópera torna-se objeto constante de suas reflexões sobre a relação entre cultura e sociedade. O resultado artístico dessas reflexões é a ópera Café (1933-42), em que se encena uma revolução popular em São Paulo no contexto da crise da economia cafeeira. Nesse sentido, Café pode ser considerada a obra mais importante da última fase da produção artística de Mário. Este projeto de pesquisa de pós-doutorado propõe realizar um estudo analítico-interpretativo da ópera marioandradina, voltado para a identificação e a compreensão, em perspectiva histórica, dos problemas estéticos e políticos que se configuram na obra. Para isso, pretende-se sobretudo interpretar a contradição fundamental que tensiona as estruturas e a linguagem de Café: a articulação entre intenção histórica e impulso metafísico. O problema de pesquisa aqui em causa diz respeito às razões, à natureza e aos limites dessa conjunção paradoxal na ópera de Mário. Parte-se da hipótese central de que o embate com a matéria social brasileira, travada nos anos 1930-40 por impasses históricos que bloqueavam a possibilidade de uma revolução popular, levou o escritor a incorporar estruturas míticas e mágico-religiosas à ópera, as quais, por sua própria natureza, repõem no plano da obra as contradições que o autor pretende resolver. A perspectiva da pesquisa, portanto, é sobretudo dialética, na medida em que procura, nas tensões do texto, os conflitos da história. No limite, este trabalho tem como objetivo explorar, por meio da análise da mais ambiciosa, rica e contraditória criação do drama musical brasileiro, as condições específicas — e difíceis — da produção do teatro político e da ópera engajada no Brasil.
Conforme as possibilidades de renovação do período de pesquisa, este projeto prevê, ainda, após a conclusão dos trabalhos sobre o Café, a ampliação do material e do objeto da pesquisa, que passaria a abranger o estudo dos outros dois textos dramático-musicais de Mário de Andrade — o oratório “As enfibraturas do Ipiranga” e a ópera Pedro Malazarte. Dessa forma, a pesquisa se desdobraria em um estudo amplo sobre Mário de Andrade, a ópera e a sociedade brasileira da primeira metade do século XX.

Orientandos (nível)

Pedro Coelho Fragelli (Pós-Doutorado)