Defesa de Dissertação de Mestrado de Brenda Amaral de Souza

No dia 18 de dezembro de 2023, segunda-feira, às 15h00, será realizada  a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Brenda Amaral de Souza sob a orientação do Prof. Dr.  Jaime Tadeu Oliva, intitulada “Moro no Bixiga. Meu vizinho, na Bela Vista – Urbanidade e Cultura Antiurbana na região do Bixiga/Bela Vista – São Paulo”.

 

RESUMO:

O bairro do Bixiga é conhecido como um dos mais tradicionais de São Paulo, embora sua existência não seja reconhecida na divisão administrativa da cidade. O que se vê nos mapas da capital é o distrito da Bela Vista, que, ainda no começo do espraiamento da cidade, substituiu o nome original do bairro na cartografia oficial de São Paulo.
Porém, o território compreendido entre as Avenidas 23 de Maio e Nove de Julho permanece existindo como Bixiga, bairro popularmente conhecido pela boemia e vida cultural intensa, como também pela preservação de um casario cuja arquitetura remete ao começo do século XX. Este estudo investiga, portanto, as experiências baseadas no mundo vivido, a influência da urbanidade nos modos de ocupar a cidade e o poder da toponímia na noção de pertencimento e de empoderamento do lugar em que se vive. Com a mobilização desses conceitos, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a coexistência de duas visões de mundo que ocupam o mesmo território: o Bixiga, em sua alta urbanidade, e a Bela Vista, que reforça a cultura antiurbana na cidade de São Paulo.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesas – 2º andar

Quando: 18 de dezembro, segunda-feira, às 15h