Viagem ao nordeste brasileiro 1928-29, álbum de fotografias, Mário de Andrade

Viagem ao nordeste brasileiro 1928-29, álbum de fotografias, Mário de Andrade, nos traz um material inédito do ilustre escritor poeta que tanto se dedicou a estudar e escrever sobre a alma do povo brasileiro.

Entre os bens deixados por Mário de Andrade, grande parte depositados no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), encontra-se este álbum de fotografias montado por ele. São 25 fotografias originais tiradas por MA às quais juntamos textos de suas crônicas e outras imagens da viagem que o escritor realizou para pesquisar a cultura do Nordeste. Contextualizando o material, comparecem textos de Telê Ancona Lopez, Cristiano Mascaro, Luiz Bargmann e Carlos Augusto Calil.

O livro contou com o apoio do IEB-USP e do PROAC direto 2021 e é uma edição independente de Luiz Bargmann. Será distribuído gratuitamente para instituições de acesso público, universidade, bibliotecas e centros culturais de todo o Brasil e está disponível para download no site do IEB.

[ baixe gratuitamente aqui ] PDF 6MB

Informações sobre o lançamento dia 15/12/2022