Acervo

mamoeiro-tarsila

O Acervo do IEB é formado por 91 fundos e coleções, além de vasta documentação resultante de pesquisa e documentação avulsa e geral. Em termos quantitativos, trata-se de aproximadamente 450 mil documentos no Arquivo, 180 mil livros na Biblioteca e 8 mil objetos na Coleção de Artes Visuais.

As incorporações ao acervo realizadas pelo IEB, através de compras ou doações, são mantidas em sua integralidade e destinadas ao Arquivo, à Biblioteca e à Coleção de Artes Visuais, de acordo com suas especificidades. Ao Arquivo cabe a organização dos documentos textuais e áudio-visuais, enquanto a Biblioteca se ocupa das obras publicadas e a Coleção de Artes Visuais reúne as obras de arte e os objetos tridimensionais.

O Guia do IEB apresenta este acervo organizado por coleções, das quais são informados: o título; a biografia do titular; o percurso de incorporação da coleção ao acervo do IEB; descrição do conteúdo; quantidade e estado de organização. Já o acervo on-line disponibiliza o material digitalizado e instrumentos de pesquisa, nos quais constam informações sobre os documentos, que podem ser consultadas através do Catálogo Eletrônico do IEB.

A responsabilidade institucional este patrimônio cultural implica refletir e elaborar diretrizes afeitas à guarda e conservação, bem como à incorporação de novas coleções, visando à preservação da memória, à produção do conhecimento, à extroversão e à publicização do acervo.

Nesse sentido, o IEB realizou dois seminários, em 2006 e 2009, para a ampla discussão e elaboração de políticas de acervo.

Em 2006, o seminário reuniu especialistas de todo o Brasil, que lidavam com instituições detentoras de acervos culturais e, sobretudo, arquivos pessoais. O encontro versou sobre os desafios da disponibilização e foi discutida a questão do acesso do pesquisador às fontes, os direitos autorais e de imagem, e várias outras limitações relativas à efetiva transformação do acervo em bem público. Como resultado das discussões efetuadas no encontro, foi elaborado o documento Acesso a acervos de escritores e intelectuais.

O seminário de 2009 pretendeu abordar as diversas etapas e desafios envolvidos na incorporação de novos fundos e coleções, através de ampla discussão realizada coletivamente por funcionários, especialistas, docentes e pesquisadores do Instituto. Ao final do processo foi aprovado o documento Política de acervo para o IEB, no qual constam as diretrizes de ação e planejamento do IEB em relação ao acervo sob sua guarda.