Podcast do IEB


O Instituto de Estudos Brasileiros apresenta seu canal de podcast que aborda aspectos diversos dos acervos e das pesquisas em curso. Os áudios são lançados de segunda a sexta-feira (exceto feriados), na página:  www.ieb.usp.br/podcast

Acompanhe e compartilhe!

 



Resumo: Rico relato de um surpreendente sarau informal no quintal de Manuelzão, em Andrequicé, com a participação de Bindóia, o vaqueiro iletrado que lia com desenvoltura a palavra oral. Imagem: Divulgação



Resumo: Narração de trechos da novela Dão Lalalão, de Corpo de Baile, em recorte feito por Dôra Guimarães. Imagem: Divulgação



Resumo: Um percurso por Campo Geral como instância narrativa da infância ao mesmo tempo poética e cruel. Imagem: Divulgação



Resumo: Panorama geral sobre Corpo de Baile, obra mais densamente poética de Guimarães Rosa. Imagem: Divulgação



Resumo: Um pouco do muito que foi Zé Maria, griô e guardião da obra roseana. Imagem: Divulgação



Resumo: O estilo de Milton Santos num debate de ideias dos anos 1990 sobre a globalização. O estranhamento de pensadores de outras áreas com o pensamento original do geógrafo. Imagem: Arquivo IEB



Resumo: No terceiro e último podcast desta série, ouviremos uma breve história do grupo “Arvoreta: narradores da obra de Mário de Andrade”, da Estação Maylasky (São Roque) e a narração da crônica deste escritor que deu origem ao nome do grupo. Imagem: Germano (Herman Hugo Graeser) / Iphan



Resumo: Neste segundo podcast da série Arvoreta: grupo de narradores da obra de Mário de Andrade, da Estação Maylasky, apresentamos dois veios da biografia de Mário que inspiram e orientam a escolha dos textos a serem narrados pelo Arvoreta. Imagem: Germano (Herman Hugo Graeser) / Iphan



Resumo: Esta série de 3 podcasts apresenta o Arvoreta – grupo de narradores da obra de Mário de Andrade, da Estação Maylasky (São Roque). Imagem: Germano (Herman Hugo Graeser) / Iphan



Resumo: Dentre os artifícios narrativos de Guimarães Rosa, destaca-se o de “contar desmanchando”, no qual as estórias criadas têm, paralelamente, alguns de seus aspectos “desenredados”. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: Três episódios de Grande Sertão: Diadorim minha neblina, A morte de Joca Ramiro e Joca Ramiro era meu pai, narrados magistralmente por Gabriel Viana. Imagem: Divulgação



Resumo: Aqui há continuidade da descrição de algumas posturas intelectuais de Milton Santos. Algumas situações, não muito conhecidas do público, são lembradas nesse áudio. Imagem: Arquivo IEB



Resumo: Apresenta a Biblioteca do IEB-USP e tece considerações sobre as coleções José Aderaldo Castello, José Feliciano de Oliveira e José Honório Rodrigues. Imagem: Daniela Piantola



Resumo: O compositor Elias Álvares Lobo (1834-1901), autor da primeira ópera brasileira escrita em português, tem coleção preservada pelo IEB. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: Arte em tempos de guerra: a música de Marcello Tupynambá e Guilherme de Almeida cantada nas trincheiras da Revolução Constitucionalista de 1932. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: Música e Modernismo: a Canção Marinha, uma parceria musical entre Mário de Andrade e Marcello Tupynambá, relançada em novo CD. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: Antropofagia às avessas: as melodias de Marcello Tupynambá identificadas na suíte Le Boeuf sur le Toit (1919), do músico francês Darius Milhaud. [por Marcelo Tupinambá Leandro]. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: O compositor paulista Marcello Tupynambá (1889-1953), que tem coleção preservada pelo IEB, é celebrado com lançamento de CD. Imagem: Arquivo pessoal



Resumo: A raiz do subdesenvolvimento está na modernização do padrão de consumo das elites desarticulada do desenvolvimento das forças produtivas. Como superar isso? Imagem: Wikimedia Commons



Resumo: Aqui trata-se as posturas intelectuais de Milton mencionando situações emblemáticas, como a primeira conferência na Geografia-USP após o seu retorno ao Brasil, em 1978. Imagem: Arquivo IEB



Resumo: Efemérides de setembro do Instituto de Estudos Brasileiros aos aniversariantes do mês: Pierre Monbeig, Francisco Mignone e Waldisa Russio. Imagem: Arquivo IEB


Páginas: 1 2 3 4 5 6