Consulta

 

Protocolo de retorno ao atendimento presencial – Arquivo IEB-USP

2022

PANDEMIA DE COVID-19

 

O retorno ao Atendimento Presencial do Arquivo IEB-USP se dará a partir do dia 10 de janeiro de 2022.

Durante a permanência da Pandemia de COVID-19, ele ocorrerá de segundas às quintas-feiras, das 10 às 13 horas.

 

Orientações para o atendimento presencial:

Para a realização do atendimento presencial, toda e qualquer solicitação se dará inicialmente via e-mail, pelo endereço: arquivoieb@usp.br.

Após o agendamento via e-mail, visando a preparação dos interessados em nosso acervo, apresentamos as seguintes orientações:

  • O consulente interessado em realizar pesquisas em nosso acervo deve se identificar junto à recepção do IEB, onde será orientado para sua chegada até a sala de Atendimento ao Pesquisador, do Arquivo;
  • Lembramos que o acervo do IEB – USP está dividido entre o Serviço de Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais e o agendamento e acesso a cada setor deve ser feito diretamente com os devidos responsáveis por cada setor;
  • Ao chegar à sala de Atendimento ao Pesquisador do Arquivo, o consulente deve se identificar à equipe técnica responsável pelo atendimento, que informará as normas e procedimentos a serem seguidos;
  • Na sala de Atendimento ao Pesquisador é permitido apenas o uso de lápis ou lapiseira, borracha e computadores pessoais. Demais objetos ficam proibidos de permanecerem junto ao consulente, a quem será cedida uma chave de um armário do tipo guarda volume localizado nas dependências externas da sala de Atendimento ao Pesquisador, para a guarda de seus pertences.

IMPORTANTE: Nosso guarda-volume é de uso exclusivo durante o período de consulta aos documentos do Arquivo IEB-USP.

  • O consulente deve se registrar para sua pesquisa por meio de preenchimento de nossos formulários de cadastro digital, e a partir disso ele terá acesso a instrumentos de pesquisa para a seleção dos itens de seu interesse para consulta. Durante a pandemia, o consulente deverá enviar previamente, via e-mail, a lista de itens documentais de seu interesse, para seu acesso e pesquisa.
  • É obrigatório o uso de luvas e de máscaras, visando à preservação do acervo e da saúde de nossos consulentes.
  • Anotações devem ser feitas em folhas avulsas fornecidas pelo Arquivo IEB-USP.
  • Pede-se o cuidado de não apoiar braços e objetos sobre os itens do acervo, em especial, os documentos em papel.
  • É proibido comer e beber dentro da sala. Água, café, balas e chicletes também não podem ser consumidos durante o contato com a documentação.

 

O não seguimento das normas aqui descritas, por parte do consulente, suspenderá imediatamente a entrega dos documentos originais.

Observação: devido à pandemia de COVID-19, acrescentam-se também as seguintes normas:

 

  • A sala possui janelas que permanecerão abertas durante a consulta.
  • A mesa de trabalho em que será realizada a consulta é um mobiliário individualizado, de modo que só será atendido um número pré-determinado de pesquisadores por vez. Por isso reforça-se aqui a necessidade de agendamento prévio por e-mail.
  • Além disso os mobiliários e superfícies de contato estarão devidamente higienizadas com álcool gel 70%.
  • Pedimos que os pesquisadores venham e permaneçam de máscaras, preferencialmente do modelo N95, PFF2 ou equivalentes; façam a higienização das mãos com álcool gel e apresentem a carteirinha de vacinação que deverá contemplar o tempo mínimo de imunização após duas doses, dependendo da marca da vacina aplicada.
  • No caso das máscaras diferentes dos modelos N95 ou PFF2 estarem em uso por mais de duas horas, pediremos que elas sejam trocadas por máscaras novas, a serem fornecidas pelo Arquivo IEB-USP.
  • Bolsas e outros possíveis volumes poderão ser armazenados em guarda volume individualizado e também higienizado.
  • Os documentos já se encontrarão previamente separados e serão entregues um a um, mantendo-se o distanciamento de no mínimo um metro entre o atendente e o pesquisador.
  • Após a consulta, os documentos passarão por período de suspensão de acesso de dez dias, podendo voltar a ser consultados após esse período.

 

Ao optar pelo agendamento do atendimento presencial junto ao Arquivo IEB-USP, o pesquisador compromete-se a:

  1. Estar presente nos espaços do IEB apenas após o completo processo de imunização, ou seja, passados os 14 dias da segunda dose ou da dose única de vacina de COVID-19;
  2. Manter a higienização das mãos e do uso correto de máscaras, que inclui a cobertura da boca e do nariz, bem como sua troca após seu uso por mais de duas horas;
  3. Respeitar todos os critérios preconizados, como o uso de máscaras, preferencialmente do modelo N95, PFF2 ou equivalentes, a higienização das mãos, bem como o distanciamento social mínimo de 1 (um) metro entre as pessoas;
  4. Diante da presença de qualquer sintoma respiratório suspeito de COVID-19 (calafrios, dor de garganta, falta de ar, tosse, febre alta, coriza, nariz congestionado, perda de olfato, perda de paladar) que for detectado antes da ida ao IEB, a equipe do Arquivo IEB-USP será prontamente informada e o agendamento para o atendimento presencial será imediatamente suspenso. Passados 15 dias de isolamento e mediante a apresentação de teste negativo de COVID, teste este a ser feito em data a contar a partir do 15º dia após a primeira testagem positiva, será realizado o reagendamento via e-mail para a continuidade da pesquisa; lembramos que a demanda intensa e os protocolos de segurança devido à pandemia tem limitada a flexibilização de agenda de Atendimento do Arquivo e é a partir desse quadro que as equipes técnicas do Arquivo buscarão a data de reagendamento, sempre tentando atender as demandas com a menor brevidade possível;
  5. Diante da presença de qualquer sintoma respiratório suspeito de COVID-19 (calafrios, dor de garganta, falta de ar, tosse, febre alta, coriza, nariz congestionado, perda de olfato, perda de paladar) após menos de 15 dias em que o pesquisador esteve nos espaços do IEB, a equipe do Arquivo IEB-USP deverá ser imediatamente informada para que todas as pessoas com quem o pesquisador teve contato sejam comunicadas e condutas devem ser tomadas conforme o grau de risco da exposição ao contato.

 

 

IMPORTANTE: O acesso à sala de pesquisas do Arquivo bem como as demais dependências do IEB será permitida apenas a usuários com esquema vacinal completo, comprovado pela documentação oficializada no momento. 

Pesquisadores que não comprovarem sua situação vacinal NÃO SERÃO ATENDIDOS.

 

 

Essas orientações são complementares, às normas disponíveis vigentes para períodos não pandêmicos, e que seguem abaixo:

 

Normas de Consulta para períodos não pandêmicos – Arquivo IEB-USP

 

A consulta com documentos fonte exige preparação e metodologia de pesquisa. Se é a primeira vez que você acessará os dados de um arquivo permanente, leia com atenção nossas orientações!

Preparação prévia – acesso ao Catálogo Eletrônico

Para facilitar o acesso ao acervo, o Arquivo do IEB desenvolveu e disponibilizou  seu Catálogo Eletrônico on-line  para que o interessado possa obter informações sobre os dados dos documentos sob nossa guarda. A pesquisa é feita por palavra-chave  ou pelos demais campos que filtram a busca no banco de dados. Basta acessá-lo na página do Catálogo Eletrônico.

ATENÇÃO: Em respeito a Lei de Direitos Autorais, os documentos digitais não estão disponíveis em nossas bases on-line. Para acessá-los é necessário marcar o agendamento para consulta presencial. 

 

Atendimento Presencial

ATENÇÃO: durante a Pandemia de COVID-19, os protocolos de atendimento serão alterados, visando a segurança dos pesquisadores. Por isso, pedimos que todo e qualquer interesse em acesso ao acervo sob a guarda do Arquivo IEB-USP seja feito pelo e-mail arquivoieb@usp.br. Responderemos assim que for possível, com orientações sempre atualizadas, conforme as medidas sanitárias avançam para a plena reabertura e retomada de atividades públicas.

 

Orientações gerais:

  • O acesso aos documentos do acervo deve ser agendado pelo e-mail: arquivoieb@usp.br. Sugerimos que o contato seja feito, com um prazo médio de uma semana de antecedência.

 

  • O agendamento prévio é necessário, pois a sala de atendimento ao pesquisador comporta no máximo 3 pessoas consultando concomitantemente.

 

  • Informamos que nossa sala de consulta é de uso exclusivo para as pesquisas que necessitam de acesso aos documentos originais sob a guarda do Arquivo.

 

Normas para acesso à documentação:

  • O consulente deve se identificar junto à recepção do IEB, para que ele seja encaminhado à sala de Atendimento do Serviço de Arquivo. Lembramos que o acervo do IEB é dividido por sua natureza, no que chamamos carinhosamente de ABC do IEB. Livros ficam em nossa Biblioteca e objetos de artes ficam em nossa Coleção de Artes Visuais. Para a segurança do acervo, cada serviço dispõe de modalidades e normas específicas de acesso aos itens sob sua guarda. Todas elas devem ser previamente verificadas por meio de encaminhamento de e-mail a cada serviço do ABC do IEB.

 

  • Ao chegar à sala de Atendimento do Arquivo, o consulente deve se identificar à equipe técnica responsável pelo atendimento, que informará sobre as normas e procedimentos da sala.

 

  • Na sala de consulta é permitido apenas o uso de lápis ou lapiseira, borracha e computadores pessoais. Demais objetos ficam proibidos de permanecerem junto ao consulente, a quem será cedida a chave de um armário localizado nas dependências externas da sala de Atendimento do Arquivo, para a guarda de seus pertences, mediante a apresentação de documento de identificação.

IMPORTANTE: Nosso guarda-volume é de uso exclusivo durante o período de consulta aos documentos do Arquivo do IEB.

  • O consulente deve se cadastrar em nossos terminais de atendimento, e a partir disso ele terá acesso a instrumentos de pesquisa, utilizando os dados disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico. Exclusivamente em casos em que os documentos desejados não estejam disponíveis no Catálogo Eletrônico, o consulente terá acesso aos antigos catálogos impressos, que o auxiliarão na localização dos documentos desejados. Esse procedimento exigirá o preenchimento de formulários manuais para o registro do contato com os documentos originais.

 

  • No caso de documentos digitalizados, estes já estarão disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico de acesso exclusivo em nossas salas de consulta e, nesse caso, os originais não serão disponibilizados para manipulação.

 

  • Os documentos que necessitarem ser disponibilizados em seus formatos originais serão entregues um de cada vez por nossos atendentes.

 

  • É obrigatório o uso de luvas e, em casos especiais, de máscaras oferecidas pelo Arquivo do IEB, visando à preservação do acervo e da saúde de nossos consulentes.

 

  • Anotações devem ser feitas em folhas avulsas fornecidas pelo Arquivo do IEB.

 

  • Pede-se o cuidado de não apoiar braços e objetos sobre os documentos.

 

  • É proibido comer e beber dentro da sala. Balas e chicletes também não podem ser consumidos durante o contato com a documentação.

 

O não seguimento das normas aqui descritas, por parte do consulente, suspenderá imediatamente a entrega dos documentos originais.

 

Normas de Citação

Pedimos ajuda de nossos pesquisadores para divulgarmos corretamente as nossas referências em suas pesquisas. As normas de citação dos documentos do Arquivo são:

 

  • Arquivo IEB – USP, Fundo/ Coleção ou DRP, código de referência: XXXXXXX

 

Pedidos de reprodução e usos de documentos sob a guarda do Arquivo do IEB

Pedidos de reprodução e usos de documentos deverão ser enviados ao e-mail arquivoieb@usp.br e serão analisados caso a caso, considerando-se item a item a partir das tipologias documentais presentes no Arquivo do IEB, seguindo a legislação brasileira vigente sobre Direitos Autorais e demais direitos conexos.

No caso de usos de itens do acervo do Arquivo do IEB para as mais diversas finalidades, seja ela uma publicação, uma pesquisa acadêmica ou a realização de um documentário, por exemplo, a análise também se pautará nas normas do Instituto.

Lembramos que cada licenciamento é único e, quando aprovado, é válido somente para o fim solicitado. No caso de uso dos documentos para outros fins, é preciso encaminhar nova solicitação ao Serviço de Arquivo do IEB.