Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva
4ª feira | das 18h30 às 22h30
Inicio em: 14/08/2024
Aulas Presenciais – IEB – 2º andar – Sala 11
Vagas Oferecidas : 35 Alunos Regulares USP , 05 Alunos Especiais (aluno sem vínculo com a USP) , 05 Aluno do Programa UPS 60 +
Clique aqui para acessar o Programa completo da disciplina
Objetivo:
Adotando como referências o estilo ensaístico do cânone bibliográfico dos chamados “intérpretes do Brasil” e uma problematização da arquitetura disciplinar convencional o objetivo central desse curso é trabalhar uma visão epistemológica de abordagem atualizada do Brasil como um objeto social único. E como desdobramento desse objetivo, experimentar algumas hipóteses de interpretação do Brasil contemporâneo. A visão epistemológica inclui as perspectivas da interdisciplinaridade como caminho para a sustentação inicial dos Estudos Brasileiros como área do saber apropriada para se pensar o Brasil como totalidade social. As hipóteses interpretativas se organizam em torno de um eventual “drama hamletiano” que percorre o Brasil entre o ser ou não ser uma sociedade plena e democrática. Essa situação muito tematizada a partir de abordagens teóricas distintas, terá no curso uma avaliação que considera um conjunto de forças compreendidas como antissociais, que estão presentes de forma intensa no Brasil contemporâneo, tais como a proeminência do “libertarianismo” e do avanço dos comunitarismos.
Sem dúvida será preciso trabalhar de forma apurada o contexto social, uma ordem de significação, para avaliar as formas antissociais que entendemos prosperar em nossa realidade e nesse se enquadra a questão do espaço público de discussão corrompido por um espaço comunicativo (cuja forma mais importante são as redes sociais digitais) propenso à fratura social.
Programa resumido:
Abordando o Brasil como um objeto social integral em Estudos Brasileiros examina-se o pensamento social clássico sobre o país, para a seguir fazer uma revisão da arquitetura científica/disciplinar para extrair daí uma proposição de abordagem científica do objeto Brasil. Problematizam-se as diversas figuras teóricas ou sociais que procuram pensar o Brasil como uma totalidade para argumentar sobre a pertinência da ideia de sociedade como forma de ancoragem dos Estudos Brasileiros, para na sequência discutir o Brasil contemporâneo a partir da crise política e social e dos elementos principais que a compõe.