COLÓQUIO IV – 120 Anos de Anísio Teixeira

IEB, IEA e Itaú Social
Dias 16, 17 e 18/12

Líder institucional competente e criativo, Anísio Teixeira nos legou uma vasta e importante obra histórica, filosófica, pedagógica, política e, sobretudo, de concepção e construção institucional, no campo da educação. A partir da perspectiva filosófica do pragmatismo, formulou conceitos fundamentais sobre o que designava de Educação Democrática. Sintonizado com os debates epistemológicos mais avançados do seu tempo, ao formular a concepção da nova escola pública, antecipou a emergência dos paradigmas da complexidade no panorama da ciência contemporânea e da teoria ecossistêmica da educação. Além de competente gestor acadêmico e importante líder institucional, Anísio foi um ativista político que defendia a educação como indutora de desenvolvimento social, cultural e humano.

Não obstante sua importância, vigor e atualidade, o pensamento-ação de Anísio Teixeira tem sido praticamente esquecido no debate sobre formação cidadã em nosso país, particularmente sua contribuição potencial para superar a crise estrutural da educação superior e a tragédia nos níveis básicos da educação pública em nosso país. Cabe-nos investigar motivos e explicações dessa eloquente ausência, pois a rica, profunda e diversificada contribuição de Anísio para os debates sociológicos, políticos e pedagógicos sobre a educação em nosso país seria certamente de grande valia no processo de resistência e superação da atual crise política que aflige o Brasil contemporâneo.

Para uma reflexão sobre essas questões e dilemas, a Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), e com apoio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, promovem o Colóquio Internacional 120 Anos de Anísio Teixeira. Os temas assinalados acima serão discutidos em três painéis: Educação Integral com Qualidade-Equidade, no dia 16/12/2020; Universidade, Ciência e Tecnologia, no dia 17/12/2020; e Anísio Teixeira: Internacionalização e Educação, no dia 18/12/2020.

Assista através do canal no Youtube: