Aluno Especial – Disciplinas de Graduação

O IEB oferece vagas em suas disciplinas optativas livres de graduação para pessoas sem vínculo com a Universidade de São Paulo.

O interessado pode se inscrever na disciplina oferecida no semestre vigente na condição de Aluno Especial e a matrícula ficará condicionada à existência de vagas.

As disciplinas regulares seguem o Calendário de Graduação – USP.

Informativo para o processo seletivo de inscrição para Alunos Especiais

Inscrições: 03 a 06 de julho, para o Segundo Semestre de 2017.  Inscrições Encerradas

Inscrições somente pelo site. Não serão aceitas inscrições presenciais nem fora do prazo. O formulário estará disponível na página do IEB, no período acima estipulado, e deverá ser preenchido na integralidade via Web juntamente com a documentação obrigatória anexada ao formulário.

Após o recebimento do formulário e dos documentos, o IEB encaminhará ao docente responsável que avaliará o pedido e optará pelo deferimento ou indeferimento.

O resultado do parecer emitido pelo docente será informado por e-mail ao interessado na última semana de julho/2017.

Documentação obrigatória: deve ser anexada (formato PDF, JPG, PNG) ao formulário de inscrição:

1. R.G. (frente/verso) + Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Técnico; Ou
  1. R.G.(frente/verso) + Certificado de Conclusão de Curso Superior + Histórico Escolar do Curso Superior;

Documentação para alunos estrangeiros: deve ser anexada ao formulário de inscrição:

1. Cópia das folhas de identificação do passaporte, contendo número do documento, sigla do órgão expedidor, data de nascimento, data de expedição, data de validade e país de origem;
  2. Cópia da carta de aceite de uma Unidade de Ensino da USP;

Observações:

1. Não será aceita Carteira de Habilitação, somente o RG com a data de expedição do documento.
  2. Caso a inscrição seja aceita, o(a) aluno(a) deverá apresentar no Serviço de Apoio ao Ensino do IEB, no primeiro dia de aula, todos os originais da documentação encaminhada a título de conferência.

Disciplinas oferecidas para o 2º semestre de 2017.

Início das aulas em 01 de agosto e término em 15 de dezembro de 2017.  ( Aulas Presenciais )

Área de História:

IEB 0247 – História, Cultura Popular e Folhetos de Cordel no Brasil 05 vagas.

IEB 0269 A Formação do Estado brasileiro: projetos políticas e tensões (1822-1889)  04 vagas por turma.

Área de História Econômica:

IEB 0252 – Indústria, Desenvolvimento Econômico e Projeto Nacional no Brasil 10 vagas por turma.

Área de Musica:

IEB 0259 – Canção Brasileira, Tradições Populares e Mundialização da Cultura02 vagas  por turma.

Área de Literatura:

IEB 0263 – Arte da Crônica e do conto 03 vagas.

Área de Geografia:

IEB 0264 – A Cultura Anti-Urbana das Cidades Brasileiras 05 vagas.