Anita Malfatti

(São Paulo, SP, 1889 – 1964)

| BIOGRAFIA |
Artista plástica, Anita Catarina Malfatti iniciou sua formação artística na Alemanha, entre 1910 e 1914, encaminhando-se para a Arte Moderna e preocupando-se de início com o estudo da cor. Em 1914, realizou sua primeira exposição individual em São Paulo. Estudou em Nova Iorque de 1915 a 1916, produzindo desenhos, pinturas e gravuras de nítida tendência expressionista. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com a maior representação individual. Com bolsa do Pensionato Artístico do
Estado de São Paulo, permaneceu em Paris de 1923 a 1928, participando dos Salões dos Independentes, do Outono e das Tuileries e realizando uma individual em 1926. De volta a São Paulo, trabalhou no ensino do desenho e na organização de várias exposições coletivas. Participou do Salão Revolucionário de 1931, das atividades da Sociedade Pró Arte Moderna e dos primeiros Salões Paulistas de Belas Artes. Integrou-se à Família Artística Paulista, expondo nas três coletivas do grupo (1937, 1939 e 1940). A partir da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se a uma pintura ingênua. Em 1949, o Museu de Arte de São Paulo realizou a primeira retrospectiva de sua obra.

PERCURSO
Doado pela família da titular no centenário de seu nascimento em 02 de dezembro de 1989.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB AM
Textos, manuscritos, cartas, diplomas, catálogos de exposições, livros de assinaturas dos visitantes, recortes de jornais, fotografias familiares e de obras de arte. Destaca-se ainda sua correspondência com Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira, Ribeiro Couto e colegas alemãs e norte-americanas.
QUANTIDADE
Aproximadamente 2 000 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: AM
Matrizes de gravura, cadernos de desenhos, quadros sinóticos e desenhos preparatórios.
QUANTIDADE
17 cadernos de desenhos, 22 placas de metal (cobre, zinco, latão e alumínio), 25 quadros sinóticos e aproximadamente 40 desenhos preparatórios.
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado