Caio Prado Jr.

(São Paulo, SP, 1907 – 1990)

| BIOGRAFIA |
Historiador e um dos mais importantes pensadores sobre o Brasil, formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1928, instituição em que, mais tarde, viria a lecionar Economia Política. Iniciou a vida política ainda na juventude quando, contrário às tendências políticas do antigo Partido Republicano Paulista, decide se filiar ao recém-formado Partido Democrático. Participou também da Aliança Liberal que apoiou Getúlio Vargas na Revolução de 1930. Em 1934, Caio descobriu a geografia e participou da fundação da Associação dos Geógrafos do Brasil. Insatisfeito com o planejamento político do Partido Democrático, aderiu ao Partido Comunista e passou a pensar e organizar a ideologia do partido junto ao proletariado. Em 1937, o historiador exilou-se na Europa, onde continuou com suas atividades políticas. Retornando ao Brasil em 1939, atuou como
militante comunista, sendo eleito, pelo Partido Comunista Brasileiro, em 1945, deputado estadual e, em 1947, deputado constituinte. Porém, em 1948, teve o seu mandato cassado. Autor de dezesseis livros, formou, nos anos 1930, ao lado de Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, uma corrente renovadora dos estudos sobre a sociedade brasileira. Fundou a editora Brasiliense em 1943, ano em que publicou a sua mais importante obra, Formação do Brasil contemporâneo. Os problemas gerados pelas desigualdades sociais o estimulavam a questionar a realidade do país levando-o a defender a reforma agrária e a reconhecer as diferenças regionais. Sua prática política esteve sempre associada à sua produção intelectual.

PERCURSO
Comprado pela Universidade de São Paulo em 2001.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB CPJ
Documentação pessoal, correspondência, manuscritos, dossiês, fotografias, cartões postais, slides de viagens, cadernos manuscritos (1935–1945), diários políticos.
QUANTIDADE
Aproximadamente 30 000 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Biblioteca
SIGLA: CP
Composta por livros em que predominam os temas relacionados à história, história econômica, geografia, economia, política, socialismo, tanto nacional como internacional. Possui também algumas obras especiais sobre os viajantes estrangeiros que estiveram no Brasil no século XIX. Ainda destaca-se a sua coleção de periódicos que versam sobre os mesmos temas dos livros.
QUANTIDADE
Aproximadamente 16 000 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: CPJ
Instrumentos de medição, móveis e objetos pessoais.
QUANTIDADE
45 objetos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado