Consulta

A consulta com documentos fonte exige preparação e metodologia de pesquisa. Se é a primeira vez que você acessará os dados de um arquivo permanente, leia com atenção nossas orientações!

Preparação prévia – acesso ao Catálogo Eletrônico

Para facilitar o acesso ao acervo, o Arquivo do IEB desenvolveu e disponibilizou  seu Catálogo Eletrônico on-line  para que o interessado possa obter informações sobre os dados dos documentos sob nossa guarda. A pesquisa é feita por palavra-chave  ou pelos demais campos que filtram a busca no banco de dados. Basta acessá-lo na página do Catálogo Eletrônico.

ATENÇÃO: Em respeito a Lei de Direitos Autorais, os documentos digitais não estão disponíveis em nossas bases on-line. Para acessá-los é necessário marcar o agendamento para consulta presencial.

Atendimento Presencial

  • O acesso aos documentos do acervo deve ser agendado pelo e-mail: arquivoieb@usp.br. Sugerimos que o contato seja feito, com um prazo médio de uma semana de antecedência.

 

  • O agendamento prévio é necessário, pois a sala de atendimento ao pesquisador comporta no máximo 6 pessoas consultando concomitantemente.

 

Normas para acesso à documentação:

  • O consulente deve se identificar junto à recepção do IEB, para que ele seja encaminhado à sala de Atendimento do Serviço de Arquivo. Lembramos que o acervo do IEB é dividido por sua natureza, no que chamamos carinhosamente de ABC do IEB. Livros ficam em nossa Biblioteca e objetos de artes ficam em nossa Coleção de Artes Visuais. Para a segurança do acervo, cada serviço dispõe de modalidades e normas específicas de acesso aos itens sob sua guarda. Todas elas devem ser previamente verificadas por meio de encaminhamento de e-mail a cada serviço do ABC do IEB.

 

  • Ao chegar à sala de Atendimento do Arquivo, o consulente deve se identificar à equipe técnica responsável pelo atendimento, que informará sobre as normas e procedimentos da sala.

 

  • Na sala de consulta é permitido apenas o uso de lápis ou lapiseira, borracha e computadores pessoais. Demais objetos ficam proibidos de permanecerem junto ao consulente, a quem será cedida a chave de um armário localizado nas dependências externas da sala de Atendimento do Arquivo, para a guarda de seus pertences, mediante a apresentação de documento de identificação.

IMPORTANTE: Nosso guarda-volume é de uso exclusivo durante o período de consulta aos documentos do Arquivo do IEB.

  • O consulente deve se cadastrar em nossos terminais de atendimento, e a partir disso ele terá acesso a instrumentos de pesquisa, utilizando os dados disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico. Exclusivamente em casos em que os documentos desejados não estejam disponíveis no Catálogo Eletrônico, o consulente terá acesso aos antigos catálogos impressos, que o auxiliarão na localização dos documentos desejados. Esse procedimento exigirá o preenchimento de formulários manuais para o registro do contato com os documentos originais.

 

  • No caso de documentos digitalizados, estes já estarão disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico de acesso exclusivo em nossas salas de consulta e, nesse caso, os originais não serão disponibilizados para manipulação.

 

  • Os documentos que necessitarem ser disponibilizados em seus formatos originais serão entregues um de cada vez por nossos atendentes.

 

  • É obrigatório o uso de luvas e, em casos especiais, de máscaras oferecidas pelo Arquivo do IEB, visando à preservação do acervo e da saúde de nossos consulentes.

 

  • Anotações devem ser feitas em folhas avulsas fornecidas pelo Arquivo do IEB.

 

  • Pede-se o cuidado de não apoiar braços e objetos sobre os documentos.

 

  • É proibido comer e beber dentro da sala. Balas e chicletes também não podem ser consumidos durante o contato com a documentação.

O não seguimento das normas aqui descritas, por parte do consulente, suspenderá imediatamente a entrega dos documentos originais.

 

Pedidos de reprodução de documentos sob a guarda do Arquivo do IEB:

Pedidos de reprodução de documentos deverão ser enviados ao e-mail do Arquivo e serão analisados item a item a partir das tipologias documentais presentes no Arquivo do IEB, seguindo a legislação brasileira vigente sobre Direitos Autorais.