Consultas

 

USP/Imagens. Foto: Cecília Bastos

Fundo Manuel Correia de Andrade USP/Imagens. Foto: Cecília Bastos

 

Preparação prévia – acesso ao Catálogo Eletrônico

Para facilitar o acesso ao acervo, o Arquivo IEB desenvolveu e disponibilizou  seu Catálogo Eletrônico on-line  para que o interessado possa obter informações sobre os dados dos documentos. A pesquisa é feita de maneira prática por palavra-chave  ou pelos demais campos que filtram a busca no banco de dados. Basta acessá-lo na página do Catálogo Eletrônico

ATENÇÃO: Em respeito a Lei de Direitos Autorais, os documentos digitais não estão disponíveis em nossas bases on-line. Para acessá-los é necessário marcar o agendamento para consulta presencial.

 

Atendimento Presencial

O acesso aos documentos do acervo deve ser agendado pelo e-mail: arquivoieb@usp.br

Normas para acesso à documentação:

• O consulente deve se identificar junto à recepção do IEB, para que ele seja encaminhado à sala de Atendimento do Serviço de Arquivo. Lembramos que o acervo do IEB é dividido por sua natureza, no que chamamos carinhosamente de ABC do IEB. Livros ficam em nossa Biblioteca e objetos de artes ficam em nossa Coleção de Artes Visuais. Para a segurança do acervo, casa serviço dispõe de modalidades e normas específicas de acesso aos itens sob sua guarda. Todas elas devem ser previamente verificadas por meio de encaminhamento de e-mail a cada serviço do ABC do IEB.

• Ao chegar à sala de Atendimento do Arquivo, o consulente deve se identificar à equipe técnica responsável pelo atendimento, que informará sobre as normas e procedimentos da sala.

• Na sala de consulta, é permitido apenas o uso de lápis ou lapiseira, borracha e computadores pessoais. Demais  objetos ficam proibidos de permanecerem junto ao consulente, a quem será cedida a chave de um armário localizado nas dependências externas da sala de Atendimento do Arquivo, para a guarda de seus pertences, mediante a apresentação de documento de identificação.

IMPORTANTE: nossos armários são em um número limitado, abrigando os pertences tanto da equipe técnica que trabalha nas áreas de processamento documental do Serviço de Arquivo, quanto dos visitantes que recebemos. Por isso, nosso guarda-volume é de uso exclusivo durante o período de consulta aos documentos do Arquivo IEB.

• O consulente deve se cadastrar em nossos terminais de atendimento, e a partir disso ele terá acesso a instrumentos de pesquisa, utilizando os dados disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico.

Exclusivamente em casos em que os documentos desejados não estejam disponíveis no Catálogo Eletrônico,  o consulente terá acesso aos antigos catálogos impressos, que o auxiliarão na localização dos documentos desejados. Esse procedimento exigirá o preenchimento de formulários manuais para o registro do contato com os documentos originais.
• No caso de documentos digitalizados, estes já estarão disponíveis em nosso Catálogo Eletrônico interno e, nesse caso, os originais não serão disponibilizados para manipulação.
• Os documentos que necessitarem ser disponibilizados em seus formatos originais serão entregues um de cada vez   por nossos atendentes.

• É obrigatório o uso de luvas e, em casos especiais, de máscaras oferecidas pelo Arquivo IEB, visando à preservação do acervo e da saúde de nossos consulentes.
• Anotações devem ser feitas em folhas avulsas fornecidas pelo Arquivo IEB.
• Pede-se o cuidado de não apoiar braços e objetos sobre os documentos.
• É proibido comer e beber dentro da sala. Balas e chicletes também não podem ser consumidos durante o contato   com a documentação.


O não seguimento das normas aqui descritas, por parte do consulente, suspenderá imediatamente a entrega dos documentos originais.

Pedidos de reprodução de documentos deverão ser enviados ao e-mail do Arquivo e serão analisados item a item a partir das tipologias documentais presentes no Arquivo IEB, seguindo a legislação brasileira vigente.