Sensacional: dataset do IEB e Slam de corda são vencedores do hackathon Abre-te Código!

[por Diana Vidal, diretora do IEB]

Em 12 de dezembro, em cerimônia de premiação virtual, o Instituto Goethe indicou os vencedores do hackathon Abre-te Código, disputa que se iniciou em setembro, com a inscrição dos participantes e a composição dos 22 times e, bem antes, em abril, com os primeiros contatos institucionais, elaboração dos datasets por parte das 14 instituições parceiras (Casa do Povo, Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), Fundação Bienal de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), Instituto Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles (IMS), Memorial da Resistência de São Paulo, MAC-USP, MAM-SP, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu do Futebol, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional e Museu Paulista da USP) e programa de formação.

dataset fornecido pelo Instituto consistia em dois conjuntos de dados, preparados pelo Serviço de Arquivo e Coleção de Artes Visuais. Consistiam em matrizes e impressões de Amaro Francisco Borges, relativas ao Livro do Apocalipse da Bíblia, e respectivos  metadados, encomendadas por Giuseppe Baccaro, fundador da Casa das Crianças de Olinda, provenientes do espólio do Banco Santos sob a guarda do IEB; e de folhetos de cordel adquiridos por Mário de Andrade, integralmente transcritos, como metadados, de autores reconhecidos, como Leandro Gomes de Barros, e de menos conhecidos do público mas que, igualmente, tratam de assuntos relacionados à vida humana de maneira engraçada, crítica, irônica e até mesmo sarcástica.

Slam de corda, vencedor do desafio, combinou de modo criativo cordel com RapFree style e Slam em uma plataforma que oferece opções de pesquisa de rimas, dando acesso a trechos de cordel; de edição de texto, permitindo a criar, salvar e compartilhar produções; e gravação de sons, disponibilizando beats e também possibilitando o salvamento e o compartilhamento. Todas as ações tem por intuito unir a cultura do cordel à cultura do slam em um aplicativo de fácil uso e acessível. Voltado a alunos e alunas do Ensino Fundamental II e Médio, de escolas públicas e particulares, o protótipo dialoga intensamente com os objetivos do IEB. Veja o protótipo aqui: