Defesa de Dissertação de Mestrado de Paulo Cesar Torres da Silva

 

Pós-Graduação IEB-USP

Pós-Graduação IEB-USP

No dia 07 de outubro às 9h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Paulo Cesar Torres da Silva, intitulada “As canções da Ópera do malandro a partir dos estudos da paródia, do grotesco e da alegoria”

Resumo: Este trabalho se propõe a analisar dez canções do espetáculo musical Ópera do malandro, de Chico Buarque, a partir da investigação das formas da paródia, do grotesco e da alegoria. A análise será feita através do estudo dos fonogramas do álbum duplo homônimo, lançado no ano de 1979, com as canções das montagens carioca  (1978) e paulista (1979) da peça; e a partir do livro, lançado em setembro de 1978, com a dramaturgia e partituras da montagem carioca.

A partir do recurso da paródia, o primeiro capítulo analisa as canções Tango do covil, O casamento dos pequenos burgueses, Teresinha e Ai se eles me pegam agora, com vistas na vasta rede de intertextualidades da peça. O segundo capítulo, a partir da investigação do grotesco, analisa as canções Geni e o Zepelin e Se eu fosse o teu patrão, apoiado em passagens da dramaturgia e de trechos de outras canções. Por fim, o terceiro capítulo analisa a passagem da caricatura grotesca para a forma alegórica, através do estudo das canções O malandro, O malandro n. 2, Homenagem ao malandro e a Ópera do “epílogo ditoso”.

O estudo das formas das dez canções selecionadas neste trabalho, somado ao estudo de trechos da dramaturgia, procura desenhar as linhas de força da Ópera do malandro, sua potencialidade crítica e possíveis fragilidades. A partir de um gran finale farsesco, a narrativa da ópera mostra alegoricamente a trajetória político-econômica brasileira no século XX.

Onde: Edifício Brasiliana – Auditório do SIBI

Quando: 07 de outubro de 2016, 9h30

 indique para amigo         versão para impr