Home
Home
Home

Ana Paula Cavalcanti Simioni

Função: Docente

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestre (1999) e doutora (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales- Paris (2002) e pós-doutorado pela Université de Genève (2006). É docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) desde 2009, atuando na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, particularmente nos seguintes temas: Arte e gênero; Mecenatos públicos e privados no Brasil (séculos XIX e XX).
Atualmente dedica-se aos seguintes projetos de pesquisa: “Artistas Modernistas na Coleção do Instituto de Estudos Brasileiros” e “Outros modernismos: produção artística e cultura visual no Brasil, 1920-1940”.
Autora de: Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Brasileiras, 1884-1922. São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2008,entre outros livros e artigos.

Contato
anapcs@usp.br

Linhas de Pesquisa:

Brasil: a Realidade da Criação, a Criação da Realidade

Orientações

O nascimento da literatura brasileira: o debate em torno da revista Minerva Brasiliense

Júlia Lopes de Almeida em Cena: Um Estudo Sobre sua Produção Artística Inédita

As encomendas de Antonio Parreiras

Link do Curriculum Lattes