Cultura e Extensão Universitária

Curso de Aperfeiçoamento: “Patrimônio Documental” 

Coordenação:

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Camargo Toni

Vice Coordenadora: Profa. Dra. Inês Cordeiro Gouveia

Período: 22 de fevereiro a 5 de junho 2021
Carga horária: 180h

Público alvo: O público-alvo do curso é formado por profissionais de arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória, museus, galerias e entidades congêneres.

Processo de seleção:

A seleção dos candidatos será feita mediante análise do projeto de pesquisa, que deverá manter afinidade com alguma(s) das matérias integrantes da estrutura curricular do curso, quais sejam: gestão de acervos, organização de documentos, preservação documental e difusão de acervos, e possa ser concluído dentro do cronograma estabelecido. A avaliação levará em conta, também, o caráter instrumental dos projetos em relação às instituições de custódia de documentos para as quais forem destinados. Os trabalhos poderão assumir, por exemplo, o formato de guias, manuais, roteiros, diretrizes, inventários, catálogos, repertórios, edições críticas, edições fac-similares, bibliografias especializadas, glossários, tabelas de temporalidade, planos de classificação, bases de dados etc.

Acesse o Edital

EMENTA DO CURSO – NOVO

Inscrição on-line de 11 a 20 novembro de 2020.

a) fazer inscrição on-line, até às 17h00 do dia 20 de novembro, pelo sistema Apolo; inscrições encerradas

b) pagar a taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais) por meio de boleto bancário (o link para gerar o boleto bancário será enviado por e-mail ao candidato);

c) anexar os documentos em formato PDF, no formulário on-line de apresentação, partir das 09h00 do dia 11 de novembro até às 18h00 do dia 20 de novembro. Envio encerrado

Relação de Inscritos para Seleção

__________________________

O IEB oferece cursos de Cultura e Extensão Universitária de forma a propor um trânsito pelas diversas áreas de conhecimento, seja na complementação de ações de ensino e pesquisa, seja pela sua constituição como elementos de aglutinação do conjunto interdisciplinar do Instituto e ainda como um canal aberto de interlocução com a sociedade.

O setor da cultura e extensão possui papel estratégico, tendo em vista a centralidade da dimensão cultural. Assim, o amplo acesso aos fenômenos culturais promove, amplia e garante tanto a inserção social  quanto a fixação de princípios de cidadania, atuando no sentido de diminuir as desigualdades e reforçando valores republicanos.

Neste sentido, o IEB oferece diversas modalidades de cursos e atividades de cultura e extensão universitária, ministrados por docentes, pesquisadores e pós-doutorandos do próprio Instituto, ou por convidados brasileiros e estrangeiros.

Legislação

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019, que estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da USP

Portaria

Portaria IEB nº 12, de 27/08/2020, Dispõe sobre o pagamento e/ou isenção de taxa de inscrição para os Cursos de Difusão do IEB.

Para saber mais sobre as modalidades de cursos clique aqui

__________________________________________________

 

Cultura e Extensão
+55 11 3091-3199 | cursoieb@usp.br
Das 10h às 12h e das 14h às 17h.