José Honório Rodrigues

(Rio de Janeiro, RJ, 1913 – Rio de Janeiro, RJ, 1987)

| BIOGRAFIA |
Um dos mais conceituados historiadores brasileiros, cursou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro de 1933 a 1937, conquistando, ao lado de Joaquim Ribeiro, o Prêmio de Erudição da Academia Brasileira de Letras, por seu livro Civilização holandesa no Brasil. Sua formação como historiador foi bastante influenciada pelas bolsas de estudo que recebeu da Fundação
Rockefeller (1943–1944) e do Conselho Britânico (1950). Em 1955, lecionou no curso da Escola Superior de Guerra. Essas aulas lhe renderam o livro que inaugurou uma nova fase de suas obras, Aspirações nacionais , que versa sobre o caráter brasileiro. Lecionou em diversos cursos superiores nacionais e internacionais e, de 1946 a 1956, foi professor do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Publicou mais de duas dezenas de livros. Ocupou cargos em instituições importantes como a Biblioteca Nacional e o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e foi diretor do Arquivo Nacional entre 1958 e 1964. Em 1969, foi eleito, por unanimidade, para a Academia Brasileira de Letras.

PERCURSO
Doação de parte da biblioteca pela viúva do colecionador à USP, destinada ao Instituto de Estudos Avançados e transferida para o IEB em 2002.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
Correspondência, documentação pessoal, fotografias, postais, matérias extraídas de publicações, anotações manuscritas, catálogos e propaganda de exposições, material de trabalho e pesquisa.
QUANTIDADE
Aproximadamente 25 000 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Biblioteca
SIGLA: JHR
Livros, obras de referência, periódicos, folhetos, separatas e catálogos que incluem assuntos da área de ciências humanas com ênfase em teoria da história, história do Brasil e historiografia.
QUANTIDADE
3 903 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado