Justiça Federal de São Paulo

| CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA |
No segundo semestre de 2005, o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo foi nomeado pela Justiça Federal de São Paulo para guarda e administração provisória de parte do acervo que pertenceu ao Banco Santos. Tal acervo, que foi “cedido pela Justiça Federal de São Paulo nos termos dos autos n. 2005.61.81.900396–6 em trâmite na Sexta Vara Criminal Federal Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e em Lavagem de Valores”, se encontrava num galpão que passara por inundação. O processo de incorporação do acervo ao IEB demandou distintas ações emergenciais de conservação, profilaxia e intervenções imediatas. Várias atividades acadêmicas foram realizadas, garantindo a integridade da coleção e viabilizando pesquisas e sua extroversão.

PERCURSO
A Justiça Federal de São Paulo confiou ao IEB a guarda e administração provisória de parte do acervo que pertenceu ao Banco Santos.

CONTEÚDO DO ACERVO

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: JF
Matrizes de xilogravura, xilogravuras – que em parte são as impressões das matrizes – e conjunto cartografia histórica que abrange os séculos XVI a XX.
QUANTIDADE
São 5 061 itens, entre aproximadamente 3 800 matrizes de xilogravura, 850 xilogravuras, 31 placas de matriz em metal e 380 mapas
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP

A Biblioteca Digital de Cartografia Histórica reúne a coleção de mapas impressos do antigo Banco Santos – atualmente sob custodia do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), conforme determinação da Justiça Federal. Além de disponibilizar os mapas em alta resolução, o site oferece informações cartobibliográficas, biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.

A concepção da Biblioteca Digital foi desenvolvida pela equipe do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica (LECH), da Cátedra Jaime Cortesão, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), e executada pelo Centro de Informática de São Carlos (CISC/USP), com o apoio da FAPESP (Projeto Temático Dimensões do Império Português). A equipe do IEB realizou a digitalização dos mapas, sendo também responsável pela conservação dos mesmos.

Confira aqui