Lino Moreira

(São Gabriel, RS, 1882 – Rio de Janeiro, RJ, 1962)

| BIOGRAFIA |
Jornalista e advogado, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e colaborou em diversos jornais e participou de grupos estudantis, sendo vice-presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto no ano de 1907. Foi juiz no Supremo Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro, sócio na Companhia Petróleo do Brasil – criada em 1932 por Monteiro Lobato, amigo dos tempos da faculdade –, e assumiu a diretoria da Companhia de Petróleo Nacional em 1936, ao lado de Edson de Carvalho.

PERCURSO
Doada pela filha do titular, Regina de Toledo Moreira, em 1981. Em 9 de abril de 1984, foi feita a doação complementar de fotografias e de um álbum de poemas pertencente a sua mãe, Dulce de Toledo Moreira.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB LM
Documentação pessoal, fotografias, correspondências e matérias extraídas de publicações que fornecem informações sobre a trajetória do titular. Destaca-se a correspondência entre ele e Monteiro Lobato, com informações sobre as Companhias de Pesquisa e Exploração de Petróleo. No álbum de recordações de sua esposa, Dulce de Toledo Moreira, existem desenhos e poemas manuscritos de Valdomiro Silveira, Alberto de Oliveira, Coelho Neto, Cassiano Ricardo, Menotti Del Picchia, Martins Fontes, além de fotografias de amigos.
QUANTIDADE
210 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado