Manifestação do Corpo Docente do Instituto de Estudos Brasileiros da USP

Nós, do Corpo Docente do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, manifestamos nossa extrema preocupação e nosso desacordo com as recentes declarações em desabono às universidades públicas brasileiras (em especial, à pesquisa na área de humanidades), bem como com as medidas oficiais de corte ou de contingenciamento de verbas do ensino público (nos níveis básico e superior). A honra e a responsabilidade de salvaguardar, pesquisar e difundir acervos excepcionais, que atraem o interesse de pesquisadores brasileiros e de outras nacionalidades, nos mantêm comprometidos com a diversidade das disciplinas e das áreas do conhecimento. Permanecemos cientes de que a pluralidade das formas de pensar é uma das bases fundamentais para a postura crítica e para a inovação científica e tecnológica. E seguimos trabalhando com afinco, no pleno cumprimento ético e profissional de nossas atividades, a fim de colaborar para que a sociedade brasileira conheça com maior precisão a complexidade de seu patrimônio cultural, fator essencial para o exercício da cidadania.