Maria Thereza de Arruda Camargo

(Cruzeiro, SP, 1928 – )

| BIOGRAFIA |
Pesquisadora e membro da diretoria do Centro de Estudos da Religião Duglas Teixeira Monteiro do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, desenvolve trabalhos nas áreas de etnobotânica, medicina popular, plantas medicinais e rituais afro-brasileiros. Entre 1969 e 1985, como artista plástica na categoria tapeçaria,
expôs em vários salões. Nos anos 1970, travou contato com artesãos e recolheu uma série de instrumentos musicais, pesquisando técnicas e materiais empregados em sua confecção – coleção que, anos mais tarde, doou ao IEB. Foi assessora do Instituto Nacional do Folclore de 1975 a 1980. Recebeu prêmios em concursos de monografias sobre folclore (Prêmio Mário de Andrade, SP, 1972 e Prêmio Câmara Cascudo, RJ, 1989). Publicou, entre outros: Medicina popular em favela de São Paulo (1974), Medicina popular: aspectos metodológicos para pesquisa, Garrafada, componentes medicinais de origem vegetal, animal (1985) e Plantas medicinais e de rituais afro-brasileiros (1988).

PERCURSO
Doada pela própria pesquisadora em 1989.

CONTEÚDO DO ACERVO

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: MTC
Instrumentos musicais brasileiros de confecção artesanal, sobretudo em madeira, incluindo: flautas, rabecas, pandeiros, reco-recos, maracás e outros, coletados em sua maioria na década de 1970. Além dos instrumentos, ainda constam da coleção xilogravuras.
QUANTIDADE
31 instrumentos musicais, 3 álbuns de xilogravuras e 4 avulsas, ao total 51 gravuras
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado