MECILA

 

MECILA:
Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America

Em dezembro de 2020, o Instituto de Estudos Brasileiros passou a fazer parte do grupo de instituições associadas ao Mecila – Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America, que integra um consórcio acadêmico composto por três instituições alemãs, a Freie Universität Berlin, a Universität zu Köln e o Ibero-Amerikanisches Institut (Stiftung Preußischer Kulturbesitz); e quatro instituições latino-americanas: Universidade de São Paulo, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), El Colegio de México, e Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (Conicet / Universidad Nacional de La Plata).

O Mecila é um centro internacional de estudos avançados em ciências humanas e sociais financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) em cooperação com instituições e agências de financiamento locais. Seu objetivo é “desenvolver pesquisas de ponta examinando formas passadas e presentes de convívio social, político e cultural na América Latina e no Caribe”. A partir da cooperação interdisciplinar horizontal entre pesquisadores da Alemanha, América Latina, Caribe e outras regiões do mundo, o Mecila pretende estabelecer um intercâmbio inovador com benefícios tanto para a pesquisa na Europa quanto na América Latina.

Através dessa nova parceria, em breve os pesquisadores vinculados ao Mecila poderão acessar presencialmente os recursos disponibilizados pelo centro na sala de consultas da Biblioteca do IEB, onde também encontrarão um espaço de trabalho em horário a ser definido. Também está previsto o compartilhamento bibliográfico entre as instituições participantes, de modo a ampliar as possibilidades de pesquisa aos alunos e pesquisadores do IEB.

Para mais informações acesse: www.mecila.net