O objetivo desta pesquisa é investigar a linguagem cancional de Noel Rosa (1910-1937), avaliando em que medida o seu estilo de composição exprime, poética e musicalmente, a percepção de um artista popular carioca que vivenciou uma determinada fase da modernidade no Brasil. Sensível aos contrastes sociais e temporais de uma metrópole que se modernizava e se expandia, e ciente das possibilidades de expressão e atuação abertas pelos novos meios técnicos de produção e reprodução de música popular, Noel Rosa não apenas tematizou figuras e representações em voga no mundo do samba e na própria sociedade brasileira entre os anos 1920 e 1930, como também elaborou uma linguagem que sublima os modos de sentir e pensar de um indivíduo crítico ante as transformações ocorridas nos âmbitos político, econômico, social e cultural naquele período. Nesse sentido, acredita-se que a força de sua linguagem cancional reside no caráter lúdico do seu estilo de composição, em que o humor, a ironia, a volubilidade dos sujeitos líricos e o jogo entre elementos e procedimentos antagônicos atuam como princípios estruturantes, tensionando convenções estéticas, narrativas esquemáticas e representações de tipo vário – esta a hipótese central deste projeto.
Orientandos (nível)
Rodrigo Aparecido Vicente (Pós-Doutorado)
Orientadores
Walter Garcia da Silveira Junior
Outros Projetos de Orientação
Um palco em disputa: teatro musicado, sociedade e cultura na São Paulo dos anos 1920 e 1930