Oswald de Andrade

(São Paulo, SP, 1890 – São Paulo, SP,1954)

| BIOGRAFIA |
Escritor, jornalista e advogado, foi um dos principais representantes do movimento modernista brasileiro. Participou da organização da Semana de Arte Moderna de 1922. Em maio de 1928, colocou em circulação o primeiro número da Revista de Antropofagia , onde publicou o “Manifesto Antropófago”. Pau-Brasil, O rei da vela, Memórias sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande são alguns dos títulos mais significativos de sua obra.

PERCURSO
O arquivo produzido por Oswald de Andrade foi, por intermédio do professor Antonio Candido de Mello e Souza, doado ao IEB em 1971, onde ficou depositado até 1984. Esta documentação foi requisitada por familiares para compor o arquivo pessoal do escritor, tendo sido comprada pelo Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio (CEDAE/IEL) da Universidade de Campinas (SP), em 1989. A coleção foi fotocopiada e parte microfilmada antes de ser entregue aos herdeiros.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB OA
Cópias de documentos produzidos por Oswald de Andrade, como matérias extraídas de publicações, correspondência com amigos e familiares, manuscritos de suas obras, entrevistas, fotografias e periódicos diversos. Possui ainda cromos referentes à pesquisa do professor Jorge Schwartz para o livro Oswald de Andrade: obra incompleta.
QUANTIDADE
1 404 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado