Programa “Galáxias – Olhares Sobre o Brasil”

Projeto Galáxias

O IEB (Instituto de Estudos Brasileiros da USP) realiza, em parceria com o SESC-SP, o programa Galáxias – Olhares Sobre o Brasil. Trata-se de uma série documental dividida em 12 episódios, com a participação de nomes representativos do pensamento, da cultura e dos movimentos sociais brasileiros, tais como o sociólogo Jessé Souza; o rapper Emicida; o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Jaime Amorim; o músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik; o líder indígena Ailton Krenak; o artista plástico Daniel Melim; a geneticista Mayana Zatz; o jornalista Mário Magalhães; o cineasta e artista plástico Cao Guimarães; bem como o coletivo Mídia Ninja. O programa será exibido pelo SescTV, a partir do dia 26 de agosto, toda quarta-feira, às 21h.

Confira aqui o Teaser da estreia da nova série no SESCTV

Sobre o projeto

O Galáxias é um exercício de registrar e problematizar de maneira qualificada, tanto do ponto de vista acadêmico quanto da linguagem visual/artística, o pensamento atual sobre o Brasil. Um pensamento marcado, no conjunto da série, por uma trama interdisciplinar e diálogos interculturais, entre saberes acadêmicos e extra-acadêmicos. Afinal, os entrevistados percorrem muitas vezes os mesmos assuntos, o que permite, através do confronto, uma dupla reflexão: em primeiro lugar, sobre o que se pensa acerca dos temas propostos (o quadro político; a universidade; o sistema midiático; a questão ambiental etc.); e, em segundo lugar, sobre como e por que os temas são pensados de forma diferente.

O Galáxias percorreu temas contemporâneos, mas também propôs reflexões mais estruturais sobre questões que transitam com frequência nas reflexões sobre o Brasil. Por exemplo: haveria uma “identidade nacional”? Qual a condição do Brasil no mundo? Quais as perspectivas presentes e futuras do país, tendo em vista as características de nossa história? Quer dizer: os temas contemporâneos estiveram em diálogo problematizador com os discursos mais estabelecidos sobre o Brasil. É nesse sentido que falamos em “atualização” do pensamento sobre o Brasil.

Deve-se ressaltar a importância da parceria entre o IEB-USP e o SescTv – que, a despeito de ser uma mídia alternativa, possui prestígio intelectual e cultural comprovado –, pois esse é um meio de criar um campo comunicativo entre universidade e sociedade. E isso foi feito, no caso, não apenas com o SescTv divulgando uma ideia do IEB, mas a partir de uma construção conjunta, muito criteriosa, muito cuidadosa. Nesse sentido, um de seus efeitos é atuar contra a animosidade mais ou menos instalada no Brasil atual entre universidade e mídia.

Por fim, no que tange ao IEB, nós pautamos os conteúdos – mas muita coisa foi revista como resultado da parceria. E também mobilizamos, como elemento discursivo utilizado no programa, parte da rica iconografia e dos documentos de nossos acervos. Encontramos, assim, uma forma de nossos acervos também “falarem sobre o Brasil”.

Prof. Jaime Oliva