Raul de Andrada e Silva

(São Paulo, SP, 1905 – São Paulo, SP,1991)

| BIOGRAFIA |
Historiador e professor, bacharelou-se pela Faculdade de Direito e formou-se em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas da Universidade de São Paulo. Foi professor do Departamento de História da USP em História da América, aposentando-se em 1975. Coordenou a Revista da Academia Paulista de História, colaborou com artigos e resenhas para vários periódicos. Publicou várias obras, dentre elas Ensaios sobre a ditadura do Paraguai e A evolução urbana de São Paulo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de Letras, onde ocupou a cadeira 38.

PERCURSO
Doado pelo titular em 1991. Doação complementar pelo sobrinho do titular, Guy R. de Andrada, em 1993.

CONTEÚDO DO ACERVO

SIGLA: BR USP/IEB RAS
Pesquisas bibliográficas, documentos, livros e capítulos de livros, documentação oficial referentes ao Paraguai e à Bacia Platina, planos de aula, anotações, recortes de jornais, mapas e plantas. Do período em que coordenou a Revista da Academia Paulista de História encontram-se resenhas, notas bibliográficas, artigos enviados para publicação. Há um dossiê formado por cartas infantis, cartas de amigos do escritor, recortes de artigos de e sobre Monteiro Lobato e retratos de Monteiro Lobato e familiares.
QUANTIDADE
Aproximadamente 5 580 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

SIGLA: RAS
Livros, revistas, teses e separatas sobre história, história do Brasil, história das Américas, teoria da história, geografia do Brasil. Possui ainda um número considerável de biografias de brasileiros, obras de literatura brasileira, arte brasileira, sociologia, economia, política do Brasil e dicionários.
QUANTIDADE
Aproximadamente 2 500 volumes