BIBLIOTECA

 

A Biblioteca do IEB é considerada hoje uma das mais ricas em assuntos brasileiros, aproximando-se dos 250 mil volumes, incluindo livros, separatas, teses e periódicos. Dentre as raridades, estão obras dos séculos XVI, XVII e XVIII, uma das mais antigas obras do acervo da USP – a Crônica de Nuremberg – de 1493, bem como muitos livros com dedicatórias e marginália. Sua origem remonta à famosa Brasiliana do historiador e bibliófilo paulista Yan de Almeida Prado, comprada pela USP em 1962, à qual se seguiram as incorporações, em 1968, das coleções de Mário de Andrade e de Alberto Lamego. Desde então, por compra ou doação, a Biblioteca vem recebendo novas coleções, mantidas em sua unidade, com os nomes de seus antigos proprietários. Atualmente são 37 coleções, que incluem as bibliotecas que pertenceram, por exemplo, além dos já citados, a Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Caio Prado Jr., Milton Santos, Paul Singer, José Aderaldo Castello, Theon Spanudis, dentre outros intelectuais e artistas brasileiros.

A Biblioteca possui ainda uma Coleção Geral, composta de doações, permutas e compras avulsas. Merece também destaque o conjunto de periódicos raros e as descrições do Brasil feitas por viajantes dos séculos XVIII e XIX.

As informações sobre o acervo podem ser acessadas através do catálogo Dedalus. As obras digitalizadas podem ser visualizadas na Biblioteca Digital.

 

Orientação para o uso do acervo

As consultas ao acervo devem ser agendadas pelo e-mail: bibieb@usp.br

Horário de atendimento: das 14h às 18h.

As obras solicitadas são consultadas no local, pois, devido às suas características peculiares, o acervo não é de livre acesso e nem circulante, não havendo empréstimo entre bibliotecas.

 

Serviços oferecidos

  • Orientação ao usuário – assistência e orientação quanto ao uso dos recursos da Biblioteca
  • Consulta local.
  • Acesso ao Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS)
  • Acesso a bases de dados e documentos eletrônicos.
  • Comutação bibliográfica nacional e internacional.
  • Normalização bibliográfica.
  • Visitas didática e técnica (mediante agendamento e disponibilidade)

 

Apoio aos alunos de Pós-Graduação:

A Biblioteca oferece o serviço de elaboração de ficha catalográfica para dissertações e teses a serem defendidas no IEB.

Para isso, basta preencher o formulário e entregá-lo na Biblioteca, assinado pelo aluno, juntamente com um resumo do trabalho. É possível também enviar cópia digital para o e-mail: bibieb@usp.br

A ficha é enviada para o e-mail indicado no formulário no prazo de até 3 (três) dias úteis.

 

Empréstimo de livros:

Os alunos, docentes e funcionários com vínculo ativo do IEB podem emprestar livros nas bibliotecas de outras unidades da USP mediante apresentação do Cartão USP.

 

Contato

+ 55 11 2648-1353 | bibieb@usp.br

 

Pedidos de reprodução de documentos

Os pedidos de reprodução devem ser feitos pelo e-mail bibieb@usp.br, contendo os dados da obra a ser reproduzida, a finalidade (pesquisa acadêmica, artigo científico, teses e dissertações, publicação de livro, exposições, etc.) e os dados do solicitante (nome e CPF ou CNPJ).

Atenção! 

Em respeito à Lei de Direitos Autorais, são autorizadas reproduções apenas de obras em Domínio Público ou mediante anuência dos detentores desses direitos.

 

Equipe

Daniela Piantola (Supervisora Técnica)

Dina Elisabete Uliana (Bibliotecária)

Flávio Ribeiro Mariano (Auxiliar de Biblioteca)

Márcia Dias de Oliveira Leme (Auxiliar de Biblioteca)

Silvana Amélia Xavier de Aguiar Bonifácio (Bibliotecária)

Lucas Aron Maat Rocha de Moura Palumbo (Estagiário)

Miguel Gonzalez Stephan (Estagiário)

Sofia Tonoli Maniezo Zani (bolsista PIBIC – projeto Coleção Marta Rossetti Batista)