-
12.jun a 18.out, 2019
Sala de exposição Marta Rossetti Batista - Edifício Brasiliana
ACERVO:
EDUCAÇÃO LAICA, GRATUITA,
PÚBLICA E ÚNICAEM DEFESA DA
UNIVERSIDADE PÚBLICAESPAÇO:
-
A trajetória de vida e a profissão do educador Fernando de Azevedo foram profundamente marcadas por sua defesa da educação pública nacional. Redator do jornal O Estado de S. Paulo, organizou e dirigiu, em 1926, os inquéritos sobre arquitetura colonial e sobre instrução pública em São Paulo, iniciando campanha por uma nova política educacional e pela criação de universidades no Brasil.
Assumiu a Diretoria Geral da Instrução Pública no Rio de Janeiro, entre 1927 e 1930. A reforma que implementou primou pela renovação: dos métodos de ensino; dos prédios escolares; da formação profissional para o magistério primário; da administração pública. A experiência carioca serviu-lhe de base para a reforma que realizou em São Paulo, quando ocupou o cargo de Diretor Geral do Departamento de Educação, em 1933.
Azevedo foi redator e primeiro signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, documento-monumento em favor da educação pública laica, obrigatória e comum a todos os brasileiros, sem distinção de gênero ou raça, e da formação docente em nível universitário. Participou da elaboração, em 1959, do Manifesto Mais uma vez convocados, dessa feita no âmbito das disputas em torno da elaboração da Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961.
Elaborou o projeto de decreto-lei que instituiu, em 1934, a Universidade de São Paulo, na qual ocupou cargos docentes e administrativos até 1961. Em sua produção acadêmica, destaca-se a obra A cultura brasileira, que evidencia seu profundo compromisso com a ciência brasileira e com a universidade como local privilegiado de construção do saber científico.
Composta a partir da documentação existente no Fundo Fernando de Azevedo do IEB, esta exposição está organizada em torno de três eixos, que testemunham o compromisso do intelectual com a educação pública: Em defesa da educação laica, gratuita, pública e única; Em defesa do conhecimento científico; e Em defesa da universidade pública e, em particular, da USP.
Curadoria:
Diana Gonçalves Vidal
José Cláudio Sooma Silva
Rachel Duarte Abdala