Tarsila do Amaral

(Capivari, SP, 1886 – São Paulo, SP, 1973)

| BIOGRAFIA |
Artista plástica, iniciou seus estudos de pintura em São Paulo em 1917. Estudou em Paris e aderiu à Escola Cubista. Em 1922, através de sua amiga Anita Malfatti, entrou em contato com o grupo modernista formado por Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Juntando-se a eles, formou o “grupo dos cinco”, cujas discussões constantes sobre arte moderna foram importantes para sua atualização e procura de nova orientação nos estudos. Em Paris, expôs obras da fase “pau-brasil” em sua primeira exposição individual em 1926. Em 1928, com a tela Abaporu, iniciou a fase “antropofágica”, de acentos surrealistas. Realizou as primeiras exposições individuais no Brasil em 1929, tendo permanecido ativa na vida artística até seu falecimento.

PERCURSO
Doada por Felipe Crescenti Filho, Marcelo Secaf e Ivo Mesquita, em 2003 é composta por dossiê sobre Tarsila do Amaral, organizado por José Roberto Guedes de Oliveira a partir da doação de documentos que este recebeu de Sérgio Estanislau do Amaral, sobrinho de Tarsila, e documentos por ele recolhidos.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB TA
Correspondência com familiares, amigos e admiradores, além de crônicas escritas por Tarsila, matérias extraídas de publicações, fotografias e postais, dentre outros.
QUANTIDADE
426 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado