Alberto Lamego

(Itaboraí, RJ, 1870 – Rio de Janeiro, RJ, 1951)

| BIOGRAFIA |
O colecionador Alberto Frederico de Morais Lamego cursou, durante três anos, a Faculdade de Direito de Recife, mas foi em São Paulo que se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais em 1892. Instalou-se na cidade de Campos de Goitacazes (RJ), onde constituiu família, advogou, exerceu cargos federais e colaborou em jornais. Em 1906, partiu em viagem para a Europa onde viveu durante catorze anos na França, Bélgica e Portugal. Frequentou arquivos na Europa, onde fez cópias de documentos relativos à história do Brasil. Em leilões e livrarias, adquiriu obras raras que deram origem à sua coleção brasiliana. Ao retornar da Europa, instalou-se em sua casa Solar dos Airizes, na planície Goitacá. Entre suas publicações destacam-se: A Terra Goitacá a luz de documentos inéditos (Paris, 1913), Autobiografia e inéditos de Cláudio Manuel da Costa (Paris, 1919), Verdadeira notícia do aparecimento da milagrosa imagem de N. S. da Conceição que se venera na cidade de Cabo Frio (Paris, 1919), A Academia Brasílica dos Renascidos, sua fundação e trabalhos inéditos (Paris, 1923), Mentiras históricas, Verdadeira notícia da fundação da Matriz de São Salvador e de seus párocos de 1652 a 1925 . Foi membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos e da Academia Fluminense de Letras.

PERCURSO
Adquirida em 1935 pelo Governo do Estado de São Paulo e entregue à USP. Em 1968, foi transferida ao Instituto de Estudos Brasileiros.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB AL
Manuscritos e impressos sobre documentos jurídicos, militares, cartográficos, literários e político-administrativos. Referentes aos séculos XVIII e XIX existem leis, editais, proclamações e jornais brasileiros e portugueses. Os manuscritos trazem iconografias que incluem aquarelas, desenhos e alguns impressos como letras capitais, vinhetas, portarias e encadernações. Existem documentos relativos à Companhia de Jesus, à disputa entre Espanha e Portugal sobre a Bacia do Prata, contas oficiais da Família Real Portuguesa, documentos sobre a cidade de Campos (RJ) e as Academias Literárias Coloniais. Encontram-se também documentos relativos à agricultura, medicina, botânica e mineralogia.
QUANTIDADE
4 733 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado

Biblioteca
SIGLA: AL
Livros, revistas e folhetos com muitos títulos sobre as missões jesuíticas no Brasil e no mundo e sobre o Rio de Janeiro, principalmente, a cidade de Campos. Nessa coleção, encontra-se a obra mais antiga do acervo do IEB, a Crônica de Nuremberg, impressa em 1493, de autoria Hartmann Schedel, profusamente ilustrada com xilogravuras de autoria de Michael Wolgemuth e
seu enteado Wilhelm Pelydenwurf, ambos mestres de Albrecht Dürer.
QUANTIDADE
3 750 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado