Arquivos do mês – Julho

Fundo Antonio Candido
Código de referência: AC-F027-003

Antonio Candido
Rio de Janeiro- RJ em 24/07/1918

Sociólogo, crítico literário e professor universitário brasileiro da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde, entre outros feitos, introduziu, em 1962, a literatura comparada, transformando a disciplina de Teoria Literária em Teoria Literária e Literatura Comparada.

Fundo Antonio Candido
Documentação em processo de descrição, aberta para pesquisa a partir de 20 de julho.

 Presente também nos Fundos:
Mário de Andrade; Gilda de Mello e Souza; Osman Lins; Marlyse M. Meyer.

 

 

 

Fundo IEB
Código de referência: IEB033-017-001

Celso Furtado
Pombal-PB em 26/07/1920

Um dos mais destacados economistas latino-americanos da sua geração, contribuiu para formular o conceito de subdesenvolvimento sob uma perspectiva histórica. O Nordeste, o Brasil, a América Latina e o sistema internacional são concebidos de maneira integrada em sua obra, trazendo uma perspectiva original para se compreender os dilemas nacionais. O seu olhar inovador sobre a economia incorpora as dimensões da sociedade e da cultura. Seu clássico Formação Econômica do Brasil até hoje é obra indispensável para se pensar o país.

Fundo Celso Furtado
Recentemente entregue ao IEB. Documentação ainda não processada.

Presente também nos Fundos
Aracy A. Amaral; Alice P. Canabrava; Antonio Candido; Caio Prado Jr.;
Heitor F. Lima; Manuel C. de Andrade; Milton Santos; Osman Lins.

 

 

 

 

Fundo Osman Lins
Código de referência: OL-F-L1-13

Osman Lins
Vitória de Santo Antão-PE em 05/07/1924

Romancista, contista e teatrólogo. Estudou Finanças na Faculdade de Ciências Econômicas e ingressou no Banco do Brasil, entretanto, sempre se dedicou à escrita.  Em 1960, concluiu curso de Dramaturgia na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife. Foi professor de Literatura Brasileira na Universidade de Marília (SP). Em 1973, publicou Avalovara, romance traduzido em várias línguas. Recebeu prêmios literários como Fábio Prado, Monteiro Lobato, Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras. Sua peça Lisbela e o Prisioneiro foi adaptada para o cinema.

Fundo Osman Lins
 5167 documentos processados contendo fotografias, slides, documentos pessoais, publicações na imprensa, revistas literárias, catálogos de arte, fotocópias de cartas, originais e autógrafos e placas comemorativas.

Presente também nos Fundos:
Antonio Candido;  Aracy de C. Guimarães Rosa; Julieta de Godoy Ladeira.