Debate e homenagem aos 100 anos de Odette de Barros Mott

Odette de Barros Mott  (crédito: Arquivo IEB - USP)

Odette de Barros Mott (crédito: Arquivo IEB – USP)

Odette de Barros Mott (1913-1998) deixou grande legado para a cultura brasileira através de sua produção infantojuvenil. Sua obra, composta de mais de 80 títulos, impõe-se pelo pioneirismo no tratamento de temáticas realistas para o público adolescente, ao qual dedicou a maior parte de seus escritos. Títulos como Justino, O Retirante (1970) e Rosa dos Ventos (1972), não obstante seus mais de 40 anos, conservam o espírito renovador da autora, que se propôs a conscientizar o leitor jovem através de sua literatura, bem como de sua presença constante em escolas e bibliotecas, nas quais palestrava tratando de temas polêmicos e instigando o debate entre o público. A importância da obra de Odette se amplia através da documentação que compõe o acervo pessoal da escritora, salvaguardado no IEB, o qual agrupa, dentre inúmeras espécies documentais, manuscritos de obras e uma ampla correspondência com leitores, professores, escritores, editores. Essa vasta documentação, composta de quase 10.000 itens, apresenta-se como material promissor para a compreensão, não apenas da carreira literária de Odette, bem como dos bastidores da literatura infantojuvenil brasileira nas décadas de 1960 a 90. No dia 24 de maio próximo, comemoraremos o centenário de nascimento da escritora, pretendendo renovar o interesse pela obra e intensa vivência literária desse importante nome da literatura infantojuvenil brasileira. Convidamos todos a participarem da mesa redonda às 14hs, no Instituto de Estudos Brasileiros, e conhecerem um pouco mais sobre Odette de Barros Mott.

Assim, em comemoração aos 100 anos que Odette de Barros Mott faria em maio, o IEB realizará mesa redonda com a Profa. Dra. Nelly Novaes Coelho e a pesquisadora de pós-doutorado Raquel Afonso da Silva.

Envie perguntas e comentários via e-mail (difusieb@usp.br), Facebook (Instituto de Estudos Brasileiros) e Twitter (@ieb_usp) antes e durante a apresentação.

Quando | 24 de Maio de 2013, 14h às 16h.
Onde | Sala 01 – IEB

Confira também a exposição on-line no Passeio Digital