Defesa de Dissertação de Mestrado de Regiane Matos

Pós-Graduação IEB-USP

No dia 28 de setembro às 14h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Regiane Matos “Mário de Andrade no diálogo epistolar com intelectuais  e escritores uruguaios, peruanos, chilenos e colombianos: edição da correspondência”

Resumo: A dissertação apresenta a edição de texto fidedigna e anotada da correspondência do polígrafo Mário de Andrade (1893-1945) com intelectuais, escritores e instituições culturais do Uruguai, Peru, Chile e Colômbia. O conjunto, reunindo 26 interlocutores, congrega 171 documentos, conservados na Série Correspondência do Fundo Mário de Andrade, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e no Acervo Curt Lange, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo e a anotação da correspondência tiveram como objetivo evidenciar as redes de sociabilidade estabelecidas por Mário de Andrade, fornecendo, assim, aos pesquisadores, informações acerca das dinâmicas de criação, publicação e circulação de obras no âmbito sul-americano. A edição pretende complementar o escopo da pesquisa de Patrícia Artundo, concretizada na Correspondência Mário de Andrade & Escritores/ Artistas Argentinos (Edusp/IEB, 2013).

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros – sala 13

Quando: 28 de setembro, 14h30